“Bosch+Portugal+Braga não é bom, é óptimo!”

Um discurso optimista, recheado de elogios e de palavras de orgulho arrancou hoje aplausos aos colaboradores da Bosch Braga que assistiram à inauguração dos novos edifícios pela mão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Por onde passou e sem surpreender, o Presidente da República cumprimentou e deixou-se fotografar junto dos cerca de 700 colaboradores que trabalham agora nos dois novos edifícios que representam um investimento de 38 milhões de euros. A Bosch Car Multimedia em Braga duplicou a sua facturação nos últimos quatro anos e ultrapassou a marca dos mil milhões de euros em vendas totais, conquistando um lugar entre os quatro maiores exportadores de Portugal em 2018.

Um dos edifícios inaugurados abriga as instalações da cantina, numa área total de 3.900m2 e servirá os cerca de 3700 colaboradores da empresa.

Depois da passagem pelos novos espaços e no meio de um dos edifícios da fábrica, o Presidente da República reuniu as atenções dos operários. Marcelo Rebelo de Sousa recordou o slogan do antigamente e deu mesmo mote para uma nova mensagem. “Quando eu era criança havia outra Bosch que dizia ‘Bosch é bom’. Hoje, Bosch+Braga+Portugal não é bom, é óptimo!”, atirou. Considerando que o sucesso da empresa aconteceu “porque soube ver mais longe, soube antecipar, soube ser pioneira e soube colaborar e renovar”, o Presidente da República acrescentou que a empresa “está a chegar mais longe porque vê primeiro do que os outros”.

“Com todo o respeito pelos alemães e pelos espanhóis, nós somos os melhores”

Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma palavra especial à Universidade do Minho “porque compreendeu que o progresso começa nas pessoas”, e defendeu que o caminho tem de passar pela qualificação, respondendo também ao repto deixado pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, no discurso que o antecedeu. “Temos que fazer muito mais pelo nosso país. Quando todos elogiam o trabalho, a dedicação e a persistência, com todo o respeito, nós somos os melhores”, confessou.

“Queremos continuar a dar o nosso contributo” – Carlos Ribas


Carlos Ribas, administrador técnico da Bosch lembrou que o investimento maior do grupo é em Braga, realçando a importância do que aqui se produz. “Estes nossos produtos vão contribuir fortemente para melhorar a qualidade de vida a bordo dos veículos. Estamos a falar de produtos que saem das mãos dos nossos talentosos colaboradores, fruto da sua competência, dedicação e compromisso diário. Queremos continuar a dar o nosso contributo para o enriquecimento das regiões onde estamos inseridos, e por consequência para Portugal”, realçou aquele responsável.

“A Bosch Braga é responsável por traçar algumas das mais importantes linhas orientadas para a mobilidade do futuro” – Lutz Welling


Lutz Welling, administrador comercial da Bosch em Braga recordou o progresso da empresa no concelho e a aposta de trabalhadores qualificados nos anos mais recentes, fruto, sobretudo, da parceria com a Universidade do Minho. O alemão defende que “as soluções de multimédia e segurança para o mercado mundial, mostraram que o invented em Braga é também o futuro”. Já sobre o crescimento da empresa deve-se à “competência de produção e da investigação e desenvolvimento” que aqui se faz, permitindo “duplicar as vendas totais desde 2015”. Welling salientou ainda que a Bosch Braga “é um verdadeiro centro tecnológico, responsável por traçar algumas das mais importantes linhas orientadas para a mobilidade do futuro”.

“Portugal continuará a ser um dos três países estratégicos no Car Multimédia” – Sven Ost


Já o representante da divisão Car Multimédia da Bosch, Sven Ost considera que o momento de hoje representa “um marco importante da história das actividades industriais da empresa em Portugal”. Ost recordou que depois de décadas de referência na produção de autorádios, a equipa de Braga é agora uma referência “de sucesso com novos sistemas de instrumentação, unidades de controlo de conectividade e sensores”. Perspectivando para os próximos anos “muitas oportunidades para novos negócios”, Sven Ost assegura que “a estratégia de localizações de posição em todo o mundo passa por três grandes fábricas de Car Multimédia: Portugal, Malásia e China”.


“Transformação da Bosch em Braga revela o enorme potencial da região” – Ricardo Rio


Já o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, elogiou o investimento da Bosch e a qualidade dos trabalhadores da empresa. “Aqui em Braga e neste contexto empresarial temos uma imagem do Portugal ambicioso, do Portugal empreendedor e inovador e do Portugal de gente feliz”, sublinhou, acrescentando que a transformação desta empresa em Braga “é bem revelador do enorme potencial, secalhar ainda por descobrir”.

O momento serviu também para o autarca apelar ao investimento de Portugal na qualificação, revelando que em Braga há empresas que não conseguem contratar trabalhadores por falta de mão de obra, e dando nota de que outras continuam à espera para se instalar no concelho. 

“Há empresas disponíveis que não têm recursos humanos para satisfazer as necessidades”, explicou. “A concretização de alguns projectos está a ser retardada em Braga porque não há recursos qualificados suficientes”, admitiu. “Há dois ou três anos que andamos a alertar para esta questão”. O Ministério do Ensino Superior “deve reforçar o número de vagas” nalgumas áreas, nomeadamente nas áreas tecnológica e industrial, sugere Ricardo Rio.

Áudio:

Marcelo Rebelo de Sousa, Carlos Ribas,  Lutz Welling, Sven Ost e Ricardo Rio

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv