Bracarenses voltam a vestir camisola pelo autismo

“Autismo – Um passo pela Inclusão” é o mote para a 10ª Caminhada de Solidariedade pelo Autismo organizada pela Associação de Apoio e Inclusão ao Autista (AIA). Com a colaboração da Câmara Municipal de Braga, no próximo dia 7 de Abril, a Avenida Central vai ser o ponto de partida para cerca de cinco mil pessoas apoiarem esta causa.


A Associação de Apoio e Inclusão ao Autista conta com o trabalho de volutários desde a sua direcção até aos seus membros e apoia entre 45 a 50 crianças anualmente. É o décimo ano em que se realiza esta iniciativa e apesar de todo o “esforço e trabalho” Eduardo Ribeiro, Presidente da AIA, admitiu que dá “gozo” organizar este tipo de eventos para uma causa tão “importante” como esta.

A sensibilização de toda a comunidade para esta patologia, que já afecta 1% da população europeia é o mote central e o dirigente acredita que a caminhada tem “contribuído bastante” para o reconhecimento da associação e para a “necessidade” de ajudar constantemente as pessoas que sofrem com esta patologia.


“Esta caminhada serve para angariar fundos para a nossa instituição, abrimos recentemente um centro de actividades ocupacionais, no entanto estas valências são deficitárias e toda a ajuda é essencial para equilibrar também as nossas contas”, referiu.

“Deixou de ser apenas mais uma caminhada, é um momento de evocação a uma causa que é sensível a todos”


Para Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, o “desafio está lançado” para todos os bracarenses e acredita que vão continuar a participar em massa na iniciativa solidária. “Têm sido muitos milhares de pessoas todos os anos, isso é sintomático da solidariedade dos bracarenses, sintomático da sua propensão cada vez mais evidente para a prática desportiva e também é um momento de diversão, convivío e de sensibilização de todos”, vincou.

O autarca destacou ainda que a AIA é uma instituição que tem sido um exemplo de “boa gestão” e que tem “registado um crescimento sustentado” dos seus projectos e instalações.

“Vai ser uma manhã muito bem passada, vai ser uma festa”, afirma Rosa Mota

Rosa Mota é a madrinha da prova. Na conferência de imprensa desta terça-feira, a ex-atleta apelou à comunidade para “que se junte a esta iniciativa e participe” de forma a alertar para a problemática.

O Sporting Clube de Braga também não deixou de apoiar esta iniciativa. Alan Osório, responsável das relações institucionais do clube, mencionou o “orgulho e a gratificação” que é para o clube minhoto participar numa actividade desta natureza. “É um orgulho imenso poder participar e espero que haja uma participação enorme dos bracarenses e eu vou estar na linha da frente com muito gosto”, assegurou.

2,5 euros é o valor simbólico da inscrição que reverte na totalidade para a Associação de Apoio e Inclusão ao Autista.

Áudio:

Eduardo Ribeiro, Presidente da AIA, Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, Rosa Mota e Alan Osório, do SC Braga.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv