Braga a Sorrir vai abranger mais utentes

O projecto Braga a Sorrir vai abranger mais bracarenses este ano e custar menos aos cofres municipais.

Na reunião de câmara desta segunda-feira foi aprovada a renovação do contrato com a Mundo a Sorrir, a associação de médicos dentistas solidários portugueses. O apoio financeiro ascende a 110 mil euros. Uma aposta que o executivo não quis abandonar.

Disponibilizar e reforçar o acesso aos cuidados básicos de saúde oral dos munícipes de Braga em situação de vulnerabilidade socioeconómica são os objectivos do projecto. Com o apoio aprovado na reunião do executivo, a autarquia estima “fazer crescer ainda mais o número de tratamentos integrais que estão a ser realizados, algo que a população não teria acesso se não houvesse este esforço”. No passado o projecto abrangeu mais de oitocentos utentes por ano. 

Ainda assim, na óptica da oposição esta não deve ser a estratégia a seguir. Para os socialistas, na voz do vereador Hugo Pires é mais importante o cheque dentista. “Há aqui um desajustamento com as outras clínicas que estão abertas e sempre fomos favoráveis ao cheque-dentista que a câmara deveria passar”, referiu.

A CDU também se absteve na votação. Carlos Almeida explicou que o voto foi uma questão de princípio, uma vez que defende que “a resposta deve ser dada pelo Ministério da Saúde e não pode ser o município ter uma despesa financeira sem a devida compensação por parte da administração central. Isto esvazia as capacidades do município que podem ser alocadas nas suas competências”. Ainda assim admite que “apoia que as famílias possam recorrer a este serviço porque de outra forma não o têm”, lamentou.

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv