Braga alia Vinho Verde Fest ao Folclore

São mais de 30 stands e 200 marcas de vinho verde da região que este ano compõe a nova edição da Vinho Verde Fest. Cinco anos depois, a aposta na divulgação do vinho verde parece já ter convencido os comerciantes locais. No coração da cidade de Braga, quase todas as esplanadas apresentam nas suas ementas vinho verde ao copo, cenário diferente do passado, também por força do aumento do número de turistas estrangeiros. Altino Bessa, vereador do Turismo, não duvida que esta mudança de paradigma nos próprios estabelecimentos está relacionada com o crescimento do número de acções relacionadas com a gastronomia e vinhos que o município desenvolve em parceria com a Associação Comercial de Braga.
Em 2018, a Vinho Verde Fest chega ‘atrasada’ e vai juntar-se ao Festival Internacional de Folclore que decorre no fim-de-semana de 20 a 22 de Julho na Avenida Central. O adiamento do certame prendeu-se com as condições meteorológicas, mas agora a organização defende que conseguiu um “casamento feliz” tendo em conta as tradições da região minhota. O vereador do Turismo e Ambiente lembra que o vinho verde nos dias de hoje “tem uma componente muito sofisticada e com grande volume de exportação, mas que está forçamente ligada ao território e à terra”.
À 5ª edição da Vinho Verde Fest mantêm-se as provas comentadas, as tasquinhas, o concurso de vinhos verdes InvestBraga, além de showcookings e workshops.
“Um evento que alia na perfeição a modernidade com a tradição” – Presidente da ACB
Um fim-de-semana regado a vinho verde no centro de Braga, que é mais um motivo para entrar nos espaços comerciais do centro da cidade de Braga. Domingos Macedo Barbosa, presidente da ACB, considera que a Vinho Verde Fest “alia na perfeição a modernidade com a tradição e proporciona aos visitantes uma diversidade de experiências e de opções de consumo”. Um evento que poderá também “estimular um desenvolvimento activo dos restaurantes e estabelecimentos”, assegura.
“Braga tem potencial para se assumir como um dos destinos mais importantes da gastronomia e vinhos” – Turismo Porto e Norte
Mais uma vez, a Vinho Verde Fest, organizada pela InvestBraga e pelo município conta com o selo do Turismo Porto e Norte de Portugal. Marco Sousa elogia a iniciativa e afirma que Braga tem potencial para se assumir “como um dos destinos mais importantes em termos de gastronomia e vinhos na região norte e no país”.
A 5ª edição da Vinho Verde Fest decorre de 20 a 22 de Julho na Avenida Central. O certame conta com mais de trinta stands de provas de vinho verde além de uma praça da restauração.
Na edição deste ano, à entrada, os visitantes poderão comprar um copo, no valor de dois euros e meio, que dá acesso à prova de dois vinhos nos stands presentes. Já a praça da restauração, junto ao coreto, contará com três restaurantes da região.
Áudio:
Altino Bessa, Domingos Macedo Barbosa e Marco Sousa
