Braga:BE denuncia ‘desrespeito’ pelo património em Tenões

O Bloco de Esquerda (BE) de Braga acusa a Câmara Municipal de Braga (CMB) e a Junta de Freguesia de Tenões de desrespeito por uma ordem da Direcção Regional de Cultura do Norte.

Em causa a construção de um muro junto à capela de Santa Eulália de Tenões, um edifício românico classificado.

Depois da construção de uma capela mortuária, com a devida autorização da direcção regional, o muro antigo substituído por um muro de blocos de cimento não constou na informação remetida pela autarquia, que apoiou com 20 mil euros a junta de freguesia para o alargamento de um acesso e construção de um novo muro.

A situação foi denunciada pela ASPA que contactou, via e-mail, a Direcção Regional de Cultura do Norte, dando conta do que estaria a acontecer no local. Entretanto, a entidade, que desconhecia o alargamento do acesso, terá ordenado a suspensão imediata da obra, na sexta-feira passada. Ontem, Paula Nogueira visitou o local,  onde verificou que os trabalhos continuavam dentro da normalidade. Entretanto, a candidata à Câmara de Braga solicitou a presença da GNR no local para fazer um auto de ocorrência.

 

Esta terça-feira, numa conferência de imprensa na sede do partido, em Braga, Paula Nogueira explicou o sucedido, defendendo que o muro antigo deve ser reposto, respeitando o edificado classificado que ali se encontra, e a ordem da própria Direcção Regional de Cultura do Norte, que só através da ASPA terá tomado conhecimento da situação.

Para Paula Nogueira, o que está a acontecer em Tenões é “um atentado ao património” e além do presidente da união de freguesias, também a CMB “deve satisfações aos seus munícipes” dada a “leviandade dos serviços técnicos da câmara” nesta matéria, e a atitude do autarca João Tinoco, que se acha “dono da obra”.

Para o Bloco de Esquerda, em causa estão duas ilegalidades por parte da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Tenões e a obrigação da autarquia passa agora por reconstruir o muro original, respeitando o edificado classificado. A candidata prometeu também questionar a Direcção Regional de Cultura do Norte sobre esta matéria.


Entretanto, a RUM contactou esta tarde o autarca Ricardo Rio, que remeteu esclarecimentos para o vereador do Património e Urbanismo, Miguel Bandeira. Até ao momento, a RUM não conseguiu entrar em contacto com Miguel Bandeira, ou com o presidente da união de freguesias de Nogueiró e Tenões, João Tinoco.


Imagens do muro antes e depois da intervenção: 

(Imagens apresentadas pelo BE na conferência de imprensa desta tarde)

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv