Braga candidata-se em Maio a Cidade Criativa da UNESCO

Em Maio, Braga deverá submeter formalmente a candidatura a Cidade Criativa da UNESCO. Na fase final e tratamento do processo formal, em Maio a candidatura deverá ser submetida.

Ontem à tarde, à margem de uma iniciativa de Media Arts desenvolvida numa das escolas básicas do concelho de Braga – e que é um dos exemplos que será submetido para avaliação – Cláudia Leite, administradora do Theatro Circo, assumiu a importância do trabalho desenvolvido até aqui.

A responsável pela elaboração do projecto de candidatura explicou que “a candidatura é sólida”, sobretudo pelo trabalho desenvolvido na cidade com “uma ampla discussão” com os agentes locais. Os responsáveis visitaram outras cidades criativas nesta área. Além disso, também os responsáveis de algumas cidades criativas estiveram em Braga para conhecer a cidade, os agentes envolvidos e a dinâmica nesta estruturação. Cláudia Leite reconheceu que o feedback dos agentes tem sido positivo com os referidos interlocutores a manifestarem-se “bastante entusiasmados”. Braga foi inclusivamente convidada a integrar uma rede de trabalho com agentes internacionais.

Uma candidatura nas media arts que permitiu “um trabalho muito maior em rede a nível de investigação, partilha de conhecimento, criação de laboratórios, circulação de investigadores e empresas”. Segundo aquela responsável, “Braga é representativa a nível nacional na tecnologia e media” com as empresas no concelho projectadas internacionalmente.

Cláudia Leite está convicta que a integração de Braga na rede de cidades criativas da UNESCO “pode impulsionar a circulação entre artistas e agentes culturais”. 

A UNESCO deverá divulgar até ao final de Maio o resultado da candidatura de Braga.

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv