Braga Ciclável promove bicicleta com passeio urbano

Em Setembro assinala-se mais uma Semana da Mobilidade. A CMB continua a integrar a iniciativa internacional e conta com um apoio de peso, que durante todo o ano procura promover a utilização da bicicleta: a Associação Braga Ciclável.
16 de Setembro foi a data escolhida para a III edição do Braga Cycle Chic. Em 2016, mais de 250 pessoas integraram a iniciativa e este ano a expectativa é aumentar o número de participantes. A inscrição é gratuita, não há limite de idades, e o passeio promovido pelas ruas da cidade faz-se com peças de vestuário menos associadas ao desporto.
É preciso mostrar que é possível realizar as tarefas do dia-a-dia, fora de casa, sem a utilização do automóvel. “Pretendemos mostrar às pessoas que é possível utilizar a bicicleta como meio de transporte”, começa por explicar Eliana Freitas, da Associação Braga Ciclável. Apesar de reconhecer que nas ruas da cidade de Braga “não há tantas pessoas a andar de bicicleta como a Braga Ciclável deseja”, é possível perceber que “nos últimos três anos as pessoas têm feito mais a opção da bicicleta no dia-a-dia”.
Em Braga, à semelhança de outras grandes cidades do país, circular pelas ruas da cidade de mochila às costas e camisa vestida é um pouco mais comum, mas os números ainda estão longe dos objectivos da Associação Braga Ciclável. Faltam mais condições de segurança para os utilizadores, mas a “coragem” de sair à rua e demonstrar que é possível a deslocação para o trabalho, para a mercearia, ou para tomar um café numa esplanada parece estar a despertar o interesse de mais bracarenses.
Na III edição do evento mantém-se o local de concentração, a Praça da República. Depois das 14h30, os participantes seguem pelo centro da cidade parando em diferentes estabelecimentos comerciais que este ano se associaram ao evento. Qualquer um pode integrar o passeio, basta uma inscrição prévia, e gratuita. A organização disponibiliza também algumas bicicletas para os participantes.
Em 2017, a organização promove também a mobilidade inclusiva contando com o testemunho de elementos da NEE’d For Dance, um projeto de dança inclusivo e voluntário destinado a crianças, jovem e adultos com necessidades especiais. O principal objectivo é proporcionar novas experiências, através da música, movimento e interacção social, a todas as pessoas com qualquer tipo de necessidades especiais.
O Braga Cycle Chic conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga e da Associação Comercial de Braga.
