Braga com 150 compassos só no centro da cidade

Domingo de Páscoa. Um dia vivido de forma particular no norte do país e na região minhota. Como ‘manda’ a tradição pascal, a comunidade cristã abre as portas das suas casas para receber o compasso. Só na cidade de Braga são 150 os compassos que saem das respectivas paróquias.
De acordo com o cónego Avelino Amorim, presidente da Comissão da Semana Santa de Braga, a comunidade bracarense continua a seguir a tradição. “É o dia da visita dos compassos pascais aos lares e às famílias da comunidade cristã. Não tem a expressão de uma multidão, mas é um dia fortemente vivido. Na cidade de Braga são 150 os compassos pascais que estão pelas diferentes ruas no sentido de levar o anúncio da ressurreição de Jesus e partilhar a alegria da fé entre todos. É um dia vivido com muita, muita intensidade”, diz aos microfones da RUM.
Os tempos são outros, a cidade cresceu e passou a acolher mais famílias oriundas de outros pontos do país e até do Mundo. Ainda assim, o presidente da Comissão da Semana Santa de Braga refere que essas alterações não afectam a forma como se vive o dia de Páscoa na cidade.
“Basta olharmos o número de compassos pascais que são 150. Portanto, estamos a falar de pouco mais de meia dúzia de paróquias da cidade. Um número muito expressivo que diz que as famílias continuam a acolher com muita intensidade os compassos pascais. Por norma, só não acolhe quem não está porque passa estes dias de férias regressando às origens. Os que estão por cá, de uma forma geral, abrem as portas ao compasso pascal”, conclui.
Áudio:
Cónego Avelino Amorim, Presidente da Comissão da Semana Santa de Braga
