Braga com mapa turístico/cultural a pensar nos cientistas

A Universidade do Minho (UM) e o Internacional Iberian Nanotechnology (INL) atraem cada vez mais cientistas para a cidade de Braga. Por vezes, chegam às centenas para trabalhar e discutir ciência, mas preparados para conhecer um pouco da cidade onde se instalam por breves dias ou por alguns meses. Seja em congressos ou em temporadas de trabalho no INL ou  Centros de Investigação da Universidade do Minho, a circulação intensa levou a uma resposta concertada entre os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e a Associação Comercial de Braga (ACB): um mapa turístico e cultural actualizado, que promove a circulação entre os diferentes lugares através dos TUB. Além da versão papel, o mesmo estará brevemente disponível na app dos TUB (APP.TUB.PT ou www.tub.pt)

Esta quarta-feira, na apresentação do novo mapa, Baptista da Costa, Administrador dos TUB analisou o número elevado de congressos científicos na UMinho e INL como “uma oportunidade para a cidade” que “deve ser acompanhada pelos TUB”. Assim, sempre que se realize um congresso científico, os investigadores, por um euro, “terão acesso a toda a rede de transportes”. Em parceria com a ACB surgiu o mapa onde “já consta o INL, a Universidade do Minho e a rede de transportes para que as pessoas se possam deslocar na cidade”.

Para a Associação Comercial de Braga, o novo mapa “tenta conciliar transportes colectivos, com actividades económicas” informando quais são as principais linhas que atravessam a cidade, identificando os locais das paragens e os sentidos da viagens e guiando as pessoas através da representação gráfica. Para além de recomendar os principais pontos turísticos a visitar, “sugere experiências de consumo para que se viva a cidade como os residentes”. “Descobrir a história, a gastronomia, os seus cafés emblemáticos, os jardins”, exemplificou Rui Marques, director geral da ACB. 

“Um mapa desenvolvido a partir da lacuna transmitida pela Universidade do Minho e pelo INL, fundamental para que os turistas possam descobrir a cidade”, sublinhou.

“já fazia falta, para os congressos mas não só”, dado que a instituição “recebe diariamente um número de pessoas que visitam os centros de investigação e que muitas vezes chegam para passar uma temporada maior”, começou por referir Júlia Costa, da Universidade do Minho. Para a instituição minhota, esta resposta “coloca Braga ao nível de outras cidades europeias”. 

Mesmo ao lado, no INL, mais reparos positivos ao passo dado pelos TUB e ACB. “Para o INL isto é mesmo importante porque trabalhamos com investigadores do melhor que existe e que estão habituados a visitar as melhores cidades do mundo. Se queremos atrair temos também de lhes dar condições e facilidades de acesso”, defendeu Cristina Padilha.

No mapa é possível analisar as linhas dos Transportes Urbanos de Braga, encontrar as paragens e o sentido das linhas, detectando facilmente a localização dos diferentes monumentos e pontos de referência como Universidade do Minho ou INL. O outro lado do mapa deixa diferentes sugestões com informação breve: A história de Braga, locais de comércio, cafés emblemáticos, sugestões de espaços gastronómicos, jardins emblemáticos, e uma visita, via autocarro, passando por pontos como o Bom Jesus, Sameiro, Mosteiro de Tibães e Estádio Municipal.

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv