Braga conta com 9,8 ME em projectos de regadios

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aprovou mais oito projetos de reabilitação de regadios tradicionais no distrito de Braga. Ao todo serão beneficiados cerca de 250 hectares com um investimento público superior a 900 mil euros.
Os regadios estão localizados nos concelhos de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães e Vieira do Minho. A este investimento juntam-se outros regadios entretanto aprovados, com um apoio público no valor de 200 mil euros, e ainda o regadio de Sabariz/Cabanelas, uma obra no valor de 8,7 milhões de euros que se encontra já em execução. Ou seja, o investimento público em regadio no distrito de Braga ascende, neste momento, a 9,8 milhões de euros.
Os projectos integram o Programa Nacional de Regadios, que prevê um investimento global de 560 milhões de euros, até 2023, na criação e na reabilitação de mais cerca de 100 mil hectares de regadio, que vão criar 10.500 postos de trabalho permanentes. A garantia é deixada pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos que afirma que estes são “projectos que representam um investimento do Governo no desenvolvimento rural, criando mais e melhores condições para a fixação das populações e para o crescimento da agricultura familiar”.
A meta do executivo passa por tornar a actividade agrícola “mais produtiva e competitiva, nomeadamente através do uso mais eficiente da água”.
Capoulas Santos acrescenta ainda a necessidade de adaptação às alterações climáticas e de contribuir para os objectivos do Governo relativamente à estratégia de descarbonização, considerando “urgente promover o uso eficiente do recurso água e a constituição de reservas para enfrentar tempos de escassez, pelo que este investimento é plenamente justificado e vai ao encontro dos anseios dos pequenos agricultores”.
