Braga corre contra o AVC a 28 de Outubro

O Hospital de Braga, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, a Câmara Municipal de Braga, o NEMUM (Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho) e a Associação Nacional de USF’s organizam, pelo quinto ano consecutivo, a Corrida e Caminhada Vital Contra o AVC. A prova está agendada para dia 28 de Outubro, pelas 10h00, na Avenida Central.
Dar a conhecer os sinais de alerta do AVC à população e sensibilizar para a prevenção através da adopção de um estilo de vida saudável e prática regular de atividade física são alguns dos objectivos.
Sameiro Araújo, Vereadora da Saúde no município de Braga, lembrou que o ano passado esta iniciativa teve “um boom”, e que para esta edição são esperadas cerca de três mil pessoas.
Na conferência de empresa de apresentação do evento, que decorreu ao início da tarde desta segunda-feira, a diretora do Serviço de Neurologia do Hospital de Braga, Fátima Almeida, apresentou os números relativos à população portuguesa. Estima-se que “ por hora cerca de três pessoas sofrem um AVC”. Só no Hospital de Braga foram registados cerca de “700 casos de AVC, 600 dos quais foram encaminhados pela linha verde do AVC”.
A corrida, que se realiza na véspera do Dia Mundial do AVC, vai ter um percurso de 9km, e a caminhada de 3km, em que ambas têm como ponto de partida a Avenida Central. No local vai decorrer também uma avaliação dos principais fatores de risco vascular onde serão, também, transmitidos conselhos de promoção de estilos de vida saudável e informação sobre sinais de alerta do AVC.
O custo inerente à corrida é de quatro euros e para a caminhada de dois euros, receitas que revertem para a organização desta iniciativa no ano seguinte. O evento carece de inscrição prévia que pode ser feita no site do Hospital de Braga.
Áudio:
Representantes das instituições organizadoras em declarações à RUM.
