Braga Cycle Chic quer sensibilizar ciclistas e condutores

Este Sábado celebra-se o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante. De forma a sensibilizar automobilistas e ciclistas, a associação Braga Ciclável promove no Sábado, mais uma edição do Braga Cycle Chic pelas 15h, e, de manhã, um debate intitulado “Segurança Rodoviária como um desafio Municipal”.

À IV edição o objectivo é mostrar, mais uma vez, que é possível pedalar em Braga usando roupa do dia-a-dia, explicou à RUM Mário Meireles da Braga Ciclável. “Queremos sensibilizar as pessoas para a possibilidade de utilizar bicicleta na cidade de Braga, mostrando que é possível faze-lo com roupas «normais»”, explicou.  Outro dos objectivos do Braga Cycle Chic é também promover o comércio local. Assim, ao longo do percurso, haverá alguns pontos de paragem em estabelecimentos que receberão os participantes.

Tendo em conta a efeméride que se assinala, a organizar irá  também “sensibilizar as pessoas para terem paciência quando encontram uma bicicleta e também  chamar à atenção dos ciclistas para respeitarem o Código da Estrada e as boas regras de circulação no centro da cidade”. Desta forma, “todos podemos utilizar a cidade da melhor forma”.


Mário Meireles assinala que a convivência entre ciclistas e automobilistas tem vindo a melhorar, também devido a algumas alterações no Código da Estrada. “Mas ainda há algum trabalho a fazer. Ainda há pessoas, de parte a parte, que não respeitam as regras. A consequência pelo não respeito acaba por ser mais grave quando se trata do automóvel. O ciclista também tem que respeitar todas as regras na estrada para evitar acidentes”, sublinhou.

A questão da ultrapassagem é das mais centrais e que causa maiores problemas, admite Mário Meireles. “Fala-se muito do metro e meio. Ainda assim, a manobra da ultrapassagem é igual para ciclistas, tractores ou outro automóvel. O Código diz que se tem que utilizar uma via diferente daquela onde se circula, ou a adjacente ou a contrária”, lembrou. Para o responsável esta é uma regra “muito importante”. “Os ciclistas evitam os buracos e isso leva a que se utilize uma posição mais central”, avisou.


Na última edição, o Braga Cycle Chic contou com a participação de mais de 250 pessoas. O evento arranca pelas 15h na Praça da República, este Sábado, em Braga. A participação é livre, mas de inscrição obrigatória.

Áudio:

Mário Meireles, da Braga Ciclável, explica o que se pretende.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv