Braga e Famalicão firmam compromissos com educação

Braga aderiu à campanha #EuComprometoMeBraga2017. Trata-se de uma acção que visa que todos os agentes da sociedade assumam compromissos que virão a contribuir para o desenvolvimento de uma cidade sustentável, onde todos se responsabilizem por um futuro saudável.
A apresentação desta campanha decorreu no coreto da Praça da República, local onde quem passar poderá também firmar o seu compromisso com a Cidade Educadora.
Recorde-se que Braga integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras, que tem como propósito a promoção do valor educativo fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das Cidades em espaços propícios ao desenvolvimento humano e cidadão.
Famalicão também reforçou o compromisso de cidade educadora
Famalicão começou a celebrar o Dia Internacional das Cidades Educadoras com a leitura do Manifesto dos Autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras. Cerca de 20 alunos da Escola de Artes de Famalicão (ACE) ” tomaram o lugar” do presidente do Município, Paulo Cunha para interpretar um texto de compromisso com a sociedade. Em idiomas diferentes, mas com o mesmo objectivo, o manifesto foi lido um pouco por todo o mundo. Seguiram-se palmas, durante 60 segundo, um aplauso colectivo pelo trabalho autárquico desenvolvido no sector educativo.
Aos presentes, Paulo Cunha reforçou a vontade do município em continuar a impulsionar a educação em Vila Nova de Famalicão. É um trabalho “que tem vindo a ser feito, mas que pode ser melhorado”. No concelho famalicense, a “educação é para todos” e factores como idade, etnia e possibilidades financeiras “não são motivo de exclusão”.
Os apoios do governo são bem-vindos para continuarem a ser “aplicados no reforço da educação”. Mas, para Paulo Cunha, não cabe apenas ao município fazer este trabalho. As instituições públicas e privadas “também devem assumir o compromisso da educação”.
Foi o “trabalho exemplar” que valeu à Câmara Municipal de Famalicão, pela quinta vez consecutiva, a atribuição de Autarquia Mais Familiarmente Responsável. A distinção da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceria com o Instituo da Segurança Social, é um prémio que deixa Paulo Cunha orgulhoso e é, também, mais uma razão que leva o autarca a reforçar a ideia de que “é bom viver em Famalicão”.
A campanha acordou fixar este dia como Dia Internacional da Cidade Educadora para criar consciência, à escala mundial, da importância da educação como motor de mudança e aproximar novos parceiros a favor deste modelo de cidade.
