Braga e Guimarães fora do top 10 no desempenho financeiro

Já foi publicado o relatório que mede os indicadores financeiros dos municípios portugueses. A lista anual publicada pela Ordem dos Contabilistas – Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses – foi hoje divulgada e Braga e Guimarães não figuram no top 10.

No distrito de Braga é o concelho de Esposende que lidera a lista dos melhores municípios no que ao seu desempenho financeiro diz respeito. Nesta lista segue-se o município de Fafe para só depois começarem a aparecer aqueles que são considerados de grande dimensão. No caso, Barcelos, Braga e Guimarães, por esta ordem.

No topo figuram os municípios de Sintra, Porto e Vila Franca de Xira que mantêm as posições do ano passado.

No que diz respeito aos municípios com maiores resultados económicos, na lista liderada por Lisboa, Braga surge no 11º lugar e Guimarães em 15º, ambas à frente do município do Porto. No outro extremo aparece Gondomar como o município com menor resultado económico, numa lista onde Barcelos está no 4º lugar e Vila Verde em 12º.

No sector empresarial local, nota negativa para a AGERE que aparece em 3º lugar das empresas municipais com maior passível exigível. Chega quase aos 65 milhões de euros. Neste particular a Vimágua aparece no 8º lugar com um passivo de 30 milhões. Ainda assim, AGERE e Vimágua figuram entre os 10 primeiros na lista das empresas municipais com melhore resultados financeiros em 2015, ocupando o 2º e 7º lugar desta lista.

Já o Theatro Circo é, por seu lado, a empresa municipal no país com o 4º pior resultado no ano transacto, classificação justificada, em larga medida, devido à ausência da transferência de verbas do município ao abrigo do contrato-programa.

Nesta lista há ainda o destaque para o município de Amares que lidera no que diz respeito aos municípios com melhor Grau de execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos.

O ranking obedece a um conjunto de indicadores financeiros e aglomera-os de acordo com a dimensão no que respeita ao número de habitantes. Dessa feita, Sintra, no distrito de Lisboa, Lagoa, no Algarve, e Santa Cruz das Flores, nos Açores, são as três autarquias com melhor saúde financeira do país, num ranking elaborado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

O anuário pode ser consultado AQUI.

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv