“Braga é indiscutivelmente um dos motores da inovação”

O Primeiro Ministro teceu hoje rasgados elogios à cidade de Braga pela forma como tem captado empresas tecnológicas. Na inauguração do centro tecnológico da Accenture em Braga, António Costa defendeu a necessidade de o país ter quadros qualificados e capacidade de inovar para não se deixar vencer pelas máquinas/tecnologia.
Num discurso onde valorizou a promoção do ensino científico, a conjugação de esforços e o papel da Universidade do Minho no desenvolvimento de Braga e na atracção de grandes empresas e investimentos, Costa notou o crescimento da cidade de Braga que considera ser “indiscutivelmente, um dos motores da inovação no nosso país”. Palavras sustentadas pelo Primeiro Ministro pelo facto de no espaço de um ano estar pela terceira vez na cidade de Braga a acompanhar o desenvolvimento de grandes empresas tecnológicas. Há aproximadamente um ano, Costa passava por Braga para apadrinhar a implementação da Fujitsu na cidade, posteriormente passou pela cidade para a assinatura de “um contrato muito importante” entre a Bosch e a Universidade do Minho.
Costa deixou também palavras de apreço pelo autarca social democrata, Ricardo Rio. “Isto é fruto do trabalho do presidente da Câmara, da InvestBraga, da Universidade do Minho, de um tecido económico aberto à inovação e de uma cidade que se soube desenvover durante quarenta anos de forma a ser acolhedora e atractiva para a captação e fixação de quadros de elevada qualidade”, sustentou.
A empresa tecnológica Accenture, inaugurada esta manhã pelo Primeiro Ministro, já conta com quase uma centena de trabalhadores mas estima duplicar o número de recursos humanos em Braga, captando, sobretudo, mão-de-obra qualificada que sai da Universidade do Minho
