Braga é palco do primeiro Festival do Trombone

A cidade dos arcebispos vai ser o palco da primeira edição do Festival do Trombone, uma iniciativa organizada pelo Município de Braga, em cooperação com os Portuguese Brass, que conta com o apoio do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e da Universidade do Minho. De 11 a 13 de Julho, os espectáculos são uma forma de mostrar o trabalho feito na cidade nas últimas décadas, no que tem que ver com o desenvolvimento de trombonistas de alta qualidade.
O organizador, Nuno Jacinto, explicou à RUM que este certame vai contar com três concertos, um em cada dia, e vários artistas internacionais de renome. “No dia 11 de Julho, o concerto de abertura vai estar a cargo do grupo espanhol Hercules Brass, às 21h30, no Rossio da Sé. No segundo dia, no mesmo local, às 18h00, teremos o concerto dos alunos trombonistas participantes que vão tocar em conjunto música de câmara. Por último, o grande concerto de encerramento será da autoria dos Portuguese Brass, com direcção do maestro Pedro Neves, que vai ter lugar no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, às 21h00”, revela.
O Festival do Trombone conta, até ao momento, com cerca de 15 participantes inscritos. Ao longo dos três dias do evento vão decorrer, ainda, alguns workshops e masterclasses que têm como objectivo “abordar estratégias para controlar o stress, ansiedade e trabalhar para conseguir uma melhor performance”. Este evento conta com três masterclasses que têm o custo de 70 euros (30 euros no caso das masterclasses diárias). No caso dos workshops, o custo de participação é de 10 euros.
Os concertos do Festival do Trombone de Braga são gratuitos.
Áudio:
Declarações do organizador, Nuno Jacinto, sobre o programa do Festival do Trombone.
