Braga. Em Setembro todo o concelho terá contentores de lixo

Até Setembro, todo o concelho de Braga terá contentores do lixo. O sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados  foi apresentado esta quinta-feira e representa um investimento de 6, 2 milhões de euros por parte da AGERE. Para 2018, a empresa municipal prevê ainda investir cerca de 1 milhão de euros na separação de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) no centro histórico, totalizando um investimento de 7.2 milhões de euros.

Serão colocados 4.400 contentores por todo o concelho, de uma forma faseada, num investimento que não terá impacto na tarifa paga pelos munícipes, garante a AGERE. O investimento financeiro, que não inclui fundos comunitários, é exclusivamente proveniente de receitas geradas pela empresa.

O sistema, baseado no modelo implementado em Barcelona, passou pela aquisição de contentores ergonómicos e de 4 viaturas que farão a recolha e lavagem dos contentores.  A ideia é que o projecto esteja concluído em Setembro, garantiu Rui Morais, administrador da AGERE. “O sistema começa a ser implementado já na próxima semana. Queremos focar-nos nas zonas de maior densidade populacional”, explicou.


Parte do investimento foi canalizado para a aquisição de superestruturas de recolha e de lavagem de contentores, que permitem concretizar o processo em 1 minuto e 30 segundos. Com sistema automático integrado, utilizam a tecnologia de infravermelhos para detectar e manejar os contentores sem que seja necessário o condutor sair da viatura.

 

Rui Morais explicou que o sistema de recolha de lixo terá contentores estanques, “o que permite a retenção do potencial lixiviado”. “Compramos os camiões de lavagem que permitem a higienização dos contentores. Toda a recolha é feita de uma forma automática sem ultrapassar o minuto e trinta segundos, algo que seria impensável fazer no sistema tradicional”, explicou.

3.400 contentores terão a capacidade 1.100 litros, 200 serão enterrados, com capacidade de 5.000 litros,  200 terão a capacidade de 3000 litros e  600 de 3.750 litros. O objectivo é, no futuro, adquirir mais 4 viaturas. A maior parte dos cantoneiros que actualmente faz a recolha de lixo será incorporada na parte da limpeza urbana.

 

“Era uma lacuna que denegria a imagem de Braga” – Ricardo Rio


Com o novo sistema, o lixo passa a ser depositado em contentores, substituindo o modelo de colocação de sacos na rua e eliminando o impacto negativo ambiental. A AGERE explica que, deste modo, será possível a colocação do lixo a qualquer hora do dia, sem constrangimentos de horário, e os contentores vão estar a uma distância máxima de 100 metros de cada casa. Recorrendo a viaturas específicas, os mesmos serão lavados e higienizados, regularmente, no próprio local.

 

Para o autarca Ricardo Rio, os contentores chegam a Braga de uma forma inovadora, numa “revolução” e mudança “drástica” que irá beneficiar os bracarenses. “Não é descobrir os contentores comuns [no século XXI]. É um sistema inteligente que vai permitir outra comodidade, ao mesmo tempo que assegura níveis de salubridade pública fundamentais”, elogiou.  


O autarca garante que  o sistema “salvaguarda todas as dimensões: dá mais comodidade aos utentes e traz a sustentabilidade ambiental e preservação da saúde pública que se quer promover na cidade”, resumiu.

Ricardo Rio admite que esta era uma lacuna em Braga, que denegria a imagem da cidade. “Os bracarenses mais antigos estavam mais acomodados com a situação. A pressão crescente que fomos sentido para uma revolução nesta área veio dos visitantes que começamos a receber, dos muitos que começaram a residir cá vindos de outros pontos do país e do mundo, que consideram que o sistema actual não é compatível com a imagem que queremos transmitir de Braga”, explicou.

No total, a AGERE vai investir 7.2 milhões de euros num sistema de recolha de lixo que promete “revolucionar” Braga.  Os cerca de 4.400 contentores serão colocados a uma distancia máxima de 100 metros das casas, até Setembro, em todo o concelho.


“Uma recolha inteligente, uma cidade mais limpa” é o slogan do novo sistema, que tem um site, onde os cidadãos podem colocar as suas dúvidas.

Áudio:

Rui Morais, administador da AGERE, explica em que diferencia o novo sitema.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv