Braga em Veneza para conhecer mobilidade de outras cidades

O vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Braga esteve presente em Veneza para participar na 3ª edição do Fórum Internacional de Veneza.
No Palácio Ducal, no início da semana, o evento teve como tema a “Mobilidade Metropolitana: território, identidade e desenvolvimento”, de forma a que as dez cidades presentes pudessem trocar experiências e ideias de como melhorar as respectivas situações metropolitanas.
Segundo Miguel Bandeira, alguns dos assuntos em discussão passaram por “uma maior atenção aos níveis de descarbonização do ar, por causa das consequências do aquecimento global e da qualidade de vida das pessoas”, mas também “uma necessidade de integração cada vez maior das populações, das regiões, dos estados”.
O vereador da Mobilidade lembrou que só assim será possível “melhorar o modo de nos movermos, quer à escala internacional como também a circulação local imediata”. Nesta matéria, o vereador recordou “os problemas recentes que o turismo tem gerado, de excesso de visitantes, de especulação dos valores imobiliários”. “As cidades têm que encontrar pontos de equilíbrio entre o que se deseja, o relacionamento das cidades com o mundo, e, ao mesmo tempo, a preservação da qualidade de vida das populações locais no seu próprio dia a dia”, acrescentou.
Nesta edição, além de Braga, participaram também as cidades gregas de Corfu e Heraklion, Linz, da Áustria, Moscovo e Sampetersburgo, da Rússia, Rabat, de Marrocos, Nanjing, da China, Kharkiv, da Ucrânia e ainda a cidade do Mónaco.
Entre os intervenientes no Fórum, destaque para o Reitor da Universidade Ca’ Foscari de Veneza, Michele Bugliesi e a Representante da UNESCO na Europa para a Cultura e Ciência, Ana Luiza Thompson-Flores, num debate moderado pelo jornalista Roberto Arditti.
Com Elsa Moura e Gonçalo Sales
Áudio:
Miguel Bandeira, vereador da Mobilidade na Câmara Municipal de Braga
