Braga estabelece 31 parcerias para dinamização cultural

A Câmara Municipal de Braga formalizou, esta segunda-feira, 31 parcerias de dinamização e descentralização cultural com entidades culturais bracarenses.
Estes acordos representam um investimento municipal na ordem dos 327 mil 550 euros e têm como objectivo a promoção do programa de dinamização do Plano de Actividades do Pelouro da Cultura e o desenvolvimento do movimento associativo de carácter cultural.
O número de parcerias cresceu de nove no ano de 2013, para 31 no ano de 2019, passando de 19,2 mil euros em 2013 para mais de 327 mil euros previstos para 2019. Para Ricardo Rio, Presidente do Munícipio de Braga, estes números demonstram um “crescimento exponencial e uma diversificação” dos agentes culturais do concelho.
O autarca referiu ainda que um dos objectivos é retirar “as pedras do caminho” para estas entidades. “Temos os nossos principais objectivos como o apoio à formação de públicos, de apoio à criação e valorização de talentos que existem nas expressões culturais, de promoção de iniciativas de qualidade e de, forma muito especial, concretização de uma política de descentralização cultural que leve as iniciativas a todo o concelho”, indicou.
Para finalizar Ricardo Rio enalteceu a rede cultural que está estabelecida no munícipio e que esta pode sustentar o objectivo que “todos” querem alcançar. “Felizmente temos uma rede de infraestruturas que nos permite corporizar essa mesma política e, no fundo, é isto que pode sustentar o objectivo que todos perseguimos em termos da candidatura a Capital Europeia da Cultura que queremos ser em 2027”, vincou.
Áudio:
Ricardo Rio, Presidente do Munícipio de Braga, em declarações na apresentação.
