Braga:Fogos fazem disparar índices de criminalidade

Braga registou um aumento dos índices de crimanlidade em termos globais entre Janeiro e Outubro deste ano face a igual período de 2016. Em causa o crime de incêndio/fogo posto que assolou o país em geral em 2017.

Os dados foram revelados na tarde desta sexta-feira pelo Comandante do Comando Territorial de Braga da GNR, Paulo Soares, à conta da cerimónia no 9º aniversário.

No distrito de Braga, entre Janeiro e final de Outubro no que ao crime de incêndio/fogo posto respeita, registaram-se 1385 ocorrências, mais 641 do que em igual período do ano passado.

“Nos crimes contra a Vida em Sociedade (onde se destacam os crimes de condução de veículo com taxa de álcool e o crime de incêndio/fogo posto) ocorreu um aumento de mais 565 em relação ao período homólogo, cifrando-se num total de 2.545 crimes. Se tivermos em conta que no primeiro se registaram menos 44 crimes do que em igual período do ano passado, num total de 926), é o crime de incêndio/fogo posto em floresta, mata, arvoredo ou seara que sobressai com 1385 ocorrências, mais 641 ocorrências do que as registadas em igual período de 2016”, especificou aquele Comandante.

No que a este tipo de crime respeita o Comandante Paulo Soares recordou que os militares pretende sempre “o reforço da atenção e do patrulhamento, com os recursos possíveis de forma a que as tendências se acentuem no decréscimo de criminalidade”.

Nos restantes crimes, esses indicadores registaram decréscimos como se verifica nos crimes contra o Património que atingindo a cifra de 3.865, registou uma redução de 48 crimes.

Já na criminalidade contras as Pessoas, com os 2.806 crimes verificados, registaram-se menos 7 crimes em relação ao período homologo.

Nos crimes previstos em Legislação Avulsa, dos quais se destacam, por ação da Guarda, o tráfico de estupefacientes, com 115 crimes e 105 detidos e o crime de condução sem habilitação legal, com 280 crimes e 227 detidos, verificou-se uma diminuição de 62 ocorrências em comparação com igual período no ano anterior.

Também na Criminalidade Grupal com registo de 81 ocorrências (menos 6 em relação ao mesmo período) e na Criminalidade Violenta com 140 crimes (menos 1 crime comparativamente com o período homólogo), é visível a referida tendência de diminuição da criminalidade no distrito de Braga.

Áudio:

Criminalidade aumentou em termos globais à conta dos crimes de incêndio. Comandante Paulo Soares explica os dados recolhidos entre Janeiro e final de Outubro de 2017

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv