“Braga foi seguramente a melhor” – ACES

O Município de Braga saiu de Bruxelas com a bandeira de melhor Cidade Europeia de Desporto em 2018. Na votação, a cidade dos arcebispos arrecadou 92 pontos de 100 possíveis e passa a ser o segundo município português a levar para casa este título. Braga ultrapassou 18 municípios que estavam também na corrida para conseguir o título de Cidade Europeia do Desporto.

Uma vitória que mereceu comentários positivos da parte do presidente e fundador da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES), Gian Francesco Lupatteli, que considerou que “Braga foi seguramente a melhor Cidade Europeia do Desporto em 2018”. O italiano destacou a capacidade organizadora da cidade dos arcebispos que, não sendo uma capital europeia, contou com mais de 560 eventos.

Foi uma Cidade Europeia do Desporto feita de números. Desde Janeiro foram mais de 4 mil horas de actividades, 300 mil espectadores, 110 mil participantes, mais de 800 voluntários e 210 entidades envolvidas. 


Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, este galardão foi “a cereja em cima do bolo de um ano extraordinário”. O edil explicou que este foi um ano de actividades intensas de grande qualidade. 


Pela cidade dos arcebispos passaram mais de 70  modalidades e o objectivo final passa por ultrapassar os 600 eventos desportivos. 


Ricardo Rio não tem dúvidas que todos estes números proporcionam”um estímulo adicional para que mais bracarenses, desde os mais jovens aos mais idosos, comecem a praticar desporto”.  


A organização vai agora analisar quantitativamente a evolução na prática desportiva em Braga. Segundo o presidente, existe uma melhoria significativa e “notória” na saúde pública, e uma das grandes novidades é o facto de existirem mais de 400 seniores a praticar Boccia.


Vereadora do desporto salienta trabalho de equipa


“Gratidão” foi a palavra utilizada pela vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, para descrever esta conquista. Dando o exemplo de que em apenas um fim-de-semana a cidade dos arcebispos conseguiu ter em simultâneo 26 actividades desportivas, a vereadora confessa que foi necessário “um grande empenho da parte de todos os colaboradores da Câmara Municipal”, que praticamente ficaram sem fins-de-semana e viram as suas férias reduzidas para bem dos eventos. 

Sameiro Araújo anunciou que a autarquia vai continuar a apostar no desporto no próximo ano para contar com uma maior taxa de jovens e idosos a praticar exercício físico.

Já a Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES) de Portugal, na voz do presidente Nuno Santos, considerou a distinção como um “orgulho nacional”. Para o representante português este é um sinal de que, cada vez mais, “o trabalho em Portugal está a ser bem feito”, pois esta é já a segunda Cidade Europeia do Desporto em Portugal, depois de Guimarães ter conquistado o prémio em 2013.


Vanessa Batista/RUM em Bruxelas

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv