Braga Groove. Emmy Curl junta-se ao festival em Julho

Daqui a precisamente um mês, nos dias 27 e 28 de Julho, a cidade dos arcebispos acolhe a 1ª edição do Braga Groove. Esta quarta-feira decorreu a apresentação oficial do festival que traz à parte exterior do Fórum Braga Yann Tiersen e Thievery Corporation. 


Depois de duas edições em Cascais, o Groove chega a Braga, onde contará com a presença do projecto bracarense Porta253, que programará um palco no festival, com o objectivo de dar a conhecer nomes emergentes da região, da música à arte urbana. Emmy Curl, projecto a solo de Catarina Mirandaé o primeiro de dois nomes confirmados. Em cima da mesa estão os nomes de Mr. Gallini e Luca Argel.


“O Groove é um sentimento. O Groove é uma experiência. O Groove é uma atitude”. É este o slogan do festival que, de acordo com André Sardet, um dos promotores do festival, “é feito de vários sentimentos”. “Queremos convidar as pessoas a sentir o festival e experienciar algumas coisas que, provavelmente, nunca fizeram, desde a música que escolhemos, os pontos de animação, a comida que seleccionamos, que tem de alguma forma essa sustentabilidade”, explicou.


A organização pretende “que as pessoas mudem um bocadinho as suas atitudes musicais, artísticas, culturais e gastronómicas”, disse o promotor. O festival tem uma lotação máxima de 4.000 pessoas, assumindo-se com um evento de nicho, explica André Sardet. “Queremos que as pessoas tirem da cabeça a ideia que os festivais têm todos muito pó, muita confusão, pouca qualidade e pouco conforto”. 


Há “uma grande preocupação em termos de decoração, de conforto e acolhimento das pessoas”. “Este festival é um festival onde não se suja o pé, ao contrário de outros onde vamos, onde se suja o pé e regressamos cheios de pó e lama”, comparou.


Já Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, falou sobre o conceito diferenciador do festival, que traz dois grandes nomes a Braga. “No meio de tantos festivais com ruído, queremos fazer aqui algo que se diferencie e perdure, que tenha ligação com a cidade, trazendo dois grandes nome ao Norte do país”, referiu.

O projecto Porta 253 terá um palco no festival, onde, para já, está confirmada a Emmy Curl, revelou Joana Jorge. “Nós somos a equipa perfeita para estar aliada a este festival, uma vez que trabalhamos com artistas emergentes, que, muitas vezes, estão apenas a começar no mundo da música, sem qualquer tipo de disco lançado. Temos vindo a ajudar na divulgação do trabalho deles. É o objectivo do nosso projecto”,explicou.


 Os bilhetes diários custam 25 euros. Para os dois dias têm o preço de 40 euros.

Áudio:

André Sardet, um dos promotores do festival, fala sobre o conceito do evento “de nicho”.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv