Braga já recebeu mais de mil milhões para apoio a empresas

Em visita ao distrito de Braga, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas , Pedro Marques, passou pela empresa bracarense SatinSkin,uma estamparia digital, que recebeu 6 milhões de euros do Portugal 2020.
No total, Braga conta já com “mais de mil milhões de euros de apoios à competitividade empresarial, mais 50% do que no quadro comunitário anterior”.
À RUM, o ministro afirmou que Braga “é dos distritos mais fortes no apoio do Portugal 2020 à competitividade empresarial”.
Pedro Marques disse ainda que “o Portugal 2020 já tem 9 mil milhões de euros de investimento inovador aprovados, área que dá mais sustentabilidade ao emprego que se vai criando, para que o país possa crescer de forma competitiva”.
“Empresas como a Satinskin são um excelente exemplo de como somos muito competitivos, porque esta empresa é uma das mais competitivas a nível mundial na produção just in time, sempre com os fundos comunitários presentes no seu desenvolvimento”, apontou o ministro.
Pedro Marques garantiu também que “dezenas e dezenas de empresas como esta têm fundos aprovados e muitas mais terão ,porque o distrito tem tido uma dinâmica muito forte”. “Há muitos bons investimentos no distrito e muitas empresas inovadoras”, acrescentou.
“Digital é o caminho e o futuro”
A SatinSkin recebeu 6 milhões de euros do Portugal 2020, que investiu em equipamento e na construção de um novo pavilhão. Com isso, aumentou a produção e gerou emprego. Carlos Costa, administrador da empresa de estampagem digital, considera que “este é o caminho e o futuro”.
“Está comprovado que hoje o mercado já virou claramente para o digital. Com toda a modéstia, somos um bom exemplo de como devem ser aplicados os fundos comunitários, porque somos uma empresa que criou emprego, inovação e tecnologia”, considerou o administrador.
Carlos Costa afirmou ainda que os próximos objectivos da SatinSkin passam por “aumentar a capacidade de produção na estamparia e a construção de um novo edifício”.
O presidente da autarquia, Ricardo Rio, acompanhou o ministro na visita a esta empresa com ADN bracarense e destacou o contínuo “investimento na renovação das suas tecnologias, na sofisticação da sua produção e sempre com um valor muito significativo do seu volume de exportação e do emprego”.
“Braga não é só a Bosch, e é muito bom ter uma Bosch, mas também é muito bom ter empresas como esta, que vão dando corpo a um tecido económico muito inovador. Empresas como esta são uma mais valia para a cidade de Braga”, finalizou.
A SatinSkin assume-se como a única estamparia digital de raiz em Portugal e investiu em tecnologia de ponta para estampar tecidos e malhas para o sector moda, mas também para têxteis-lar, incluindo felpos.
A empresa conta, actualmente, com 135 trabalhadores e espera contratar mais 20, em 2019. Fechou o ano de 2017 com uma facturação a rondar os 11 milhões de euros e este ano estima crescer 20%. O fundo do Portugal 2020 permitiu ainda à empresa apostar cada vez mais na internacionalização, com destaque para a presença na América Latina e com um volume de exportação a rondar os 85%.
*Por Liliana Oliveira
Áudio:
Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Carlos Costa, administrador da SatinSkin, e Ricardo Rio, autarca de Braga, comentam apoios do Portugal 2020 e consequentes investimentos.
