Braga na corrida para vencer “7 Maravilhas à Mesa”

Mais de 200 cidades de norte a sul do país, incluindo ilhas, enviaram as suas candidaturas para integrar na lista de pré-finalistas do concurso “7 maravilhas à mesa” da estação televisiva pública. Há dois meses atrás que o Município já sabia desta boa nova, agora confirma-se, Braga é uma das 49 escolhidas que vai estar presente na primeira gala a 22 de Julho, em Reguengos de Monsaraz.
Em declarações à universitária o vereador, Altino Bessa garantiu que um dos projectos para este ano passa por dinamizar o turismo gastronómico da cidade dos arcebispos. “Já tínhamos definido a aposta no turismo gastronómico como prioritário, por isso participamos em várias feiras com o intuito de alavancar a gastronomia de Braga. Apareceu a oportunidade desta candidatura, fomos seleccionados, agora seguem-se sete galas em que esperamos que os bracarenses, minhotos e todos os que gostam da cidade dos arcebispos nos ajudem a chegar à final”, explica.
Na candidatura da “Mesa de Braga”, congregam sabores míticos, património histórico e natural do concelho como o Bacalhau à Moda de Braga, Broa de Milho, Vinho Verde Branco, Aguardente Vínica e o cidrão utilizado no apuramento de receitas. No que toca ao património junta-se o Museu D.Diogo de Sousa, e a natureza, com a Rede de percursos Pedestres. Nos doces de romaria e os biscoitos surgem os Fidalguinhos, especialidade de longa tradição conventual e popular .
Todas as mesas foram validadas cientificamente pela Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR), que engloba 17 instituições politécnicas. Recorde-se que o vencedor é nomeado pelo público.
Áudio:
As declarações do vereadro do turismo, Altino Bessa, à RUM sobre a participação no concurso “7 maravilhas à mesa”.
