Braga no OPP com projecto de Rede de ludotecas

Braga está no mapa do Orçamento Participativo Portugal através de um projecto lançado pela Associação Cidade Curiosa. O objectivo é criar uma rede de ludotecas dedicada a jogos de tabuleiro.
Os interessados podem votar no projecto e foi precisamente para a promoção do mesmo que esta manhã a associação voltou à casa que acolheu a ideia inicial. Está a promover a proposta regional de uma rede de ludotecas.
Na sede da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, em conferência de imprensa, Alberto Pereira explicou a ideia do projecto 502. O objectivo geral passa pela “divulgação e recuperação do jogo de tabuleiro como ferramenta lúdico-pedagógica, de socialização e integração”.
Ná pequena apresentação do projecto na página do Orçamento Participativo Portugal é possível conhecer os princípios gerais da Associação Cidade Curiosa:
“Introdução do jogo de tabuleiro no seio familiar como ferramenta potenciadora de criação/restabelecimento de laços; – Apoio a lares de idosos em atividades potenciadoras do exercício mental; – Apoio a escolas na criação de atividades alternativas geradoras de melhoramentos ao nível do raciocínio, concentração, persistência, ao mesmo tempo que se promove o alargamento dos grupos; – Estabelecer protocolos de colaboração com bibliotecas municipais, associações de moradores, lares residenciais de jovens ou idosos, hospitais, centros de dia, entre outras;
Segundo os cálculos daquela associação, o investimento do projecto deverá rondar os 50 mil euros e o período de execução deverá ser de 24 meses. A criação de uma unidade móvel também integra a ideia.
A União de freguesias de Maximinos, Sé e Cividade acompanhou a associação cidade curiosa desde o início. Esta quinta-feira, Luís Pedroso, referiu a importância dos jogos de tabuleiro e apelou ao voto no projecto 502.
Presente na apresentação do projecto, a vereadora com o pelouro do Desporto, Sameiro Araújo sublinhou a “reactivação” dos jogos de tabuleiro e a importância desta iniciativa para a região norte, repetindo também o apelo ao voto.
Por sua vez, António Barroso, da CMB, elogiou o trabalho realizado pela Associação Cidade Criativa e a promoção da própria cidade na apresentação de projectos neste orçamento participativo. Barroso lançou ainda o repto a outros possíveis candidatos no concelho: “Se houver mais projectos que precisem deste tipo de apoio também estaremos disponíveis”, disse, assegurando a promoção dos projectos de Braga no Orçamento Participativo Portugal.
A fase de votação pelos cidadãos nos projectos Orçamento Participativo Portugal está aberta e termina a 10 de Setembro. O projecto em questão, de ordem regional, de criação de uma rede de ludotecas de jogos de tabuleiro é o nº502. Os cidadãos podem votar através da página oficial https://opp.gov.pt
