Braga. Núcleo Museológico de Dume inaugura nova exposição

O Núcleo Museológico de S. Martinho de Dume inaugurou, esta sexta-feira, conteúdos expositivos das Ruínas Arqueológicas da Basílica Sueva de Dume. A iniciativa aconteceu no âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se celebra hoje. A musealização das ruínas da antiga Catedral, localizadas sob a actual igreja paroquial de Dume e seus espaços circundantes, resultam de um trabalho da Universidade do Minho, a União de Junta de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, a Câmara Municipal de Braga e a Igreja.
O docente da Universidade do Minho, Luís Fontes, deu nota da importância dos conteúdos que estarão em exposição e de Dume para a história da Europa. “O período Sueva fez a transição entre o mundo romano e a Idade Média, afirmando o primeiro reino cristão daquilo que é hoje a Europa. Dume teve um papel determinante, sendo um lugar da história, com história. É uma referencia incontornável, não só da compressão de Braga e da sua região, mas naquilo que nos convoca para uma identidade europeia”, explicou.
A Universidade do Minho aderiu, por isso, ao itinerário europeu “Origens da Europa”, iscrevendo Dume, num protocolo entra a academia e associação Urbis Régia.
No local, o vereador com a pasta do património, Miguel Bandeira, falou sobre a importância deste trabalho estar integrado na afirmação do património de Braga. “É necessário cimentar e articular com outros lugares de interesse a aquilo que é a necessária afirmação do património de Braga além do tradicional Centro Histórico. A concentração de turismo obriga-nos a uma maior conservação do nosso património. É uma articulaçãoq ue terá que funcionar com municípios vizinhos”, disse.
Francisco Silva, União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, fala numa exposição que vem valorizar a região. “Este trabalho vem valorizar o núcleo museológico de Dume e permitir uma viagem na história e demonstrar a sua importância, quer em termos de história religiosa, mas também na história de Portugal”, disse.
A inclusão é uma das grandes apostas deste equipamento, uma vez que o espaço está totalmente equipado para receber visitantes com qualquer tipo de limitações, sejam elas de mobilidade, visual ou auditiva.
De terça a sábado, entre as 14h e as 18h, é possível visitar o Núcleo Museológico de S. Martinho de Dume.
Áudio:
Docente Luís Fontes fala-nos sobre a importância do espaço.
