Braga: O ano de 2017 em revista

Por Braga 2017 foi um ano marcado pelo regresso de movimentos cívicos e reivindicações junto da autarquia local. O processo já vinha do final de 2016 com a abertura de um supermercado na quinta das Portas, mas a revolta intensificou-se logo no início do ano com a permissão do município à instalação de mais um supermercado da SONAE na Rua 25 de Abril, nos arredores do centro histórico. Foi criado o movimento em Defesa da Rua 25 de Abril, realizaram-se debates, na tentativa de impedir aquele passo e encontrar uma outra solução. A obra acabou por ser interrompida, mas os cidadãos não venceram a batalha e o supermercado abriu as portas recentemente.

O S. Geraldo esteve para ser demolido. Um conjunto de cidadãos indignou-se com essa possibilidade colocada em cima da mesa pela Igreja (dona do edifício) e reuniu esforços para que o município tomasse conta daquele espaço, o reabilitasse e devolvesse à cidade para fins culturais, podendo apresentar-se como um complemento ao vizinho Theatro Circo. Surgia assim o SGeraldoCultural. Defendiam o valor patrimonial e o espaço de memória da cidade, mas Ricardo Rio e Miguel Bandeira discordaram sempre dessa visão. Organizaram-se encontros, manifestações públicas. Os partidos da oposição uniram-se na tentativa de preservar a antiga sala do S.Geraldo, mas a coligação Juntos por Braga recusou ouvir e discordou das visões apresentadas. No entanto, vários meses depois anunciava um acordo com a Igreja para alugar o espaço por dez anos. Vai reabilitá-lo, mas será um espaço dedicado às Media Arts.

A cidade recebeu a superespecial do Rally de Portugal em Maio e o elevado investimento da autarquia na realização deste evento gerou várias críticas na sociedade bracarense. 

A 1 de Outubro Ricardo Rio foi reeleito presidente da CMB e reforçou a maioria absoluta. Duas semanas depois, Braga assistiu a um dos incêndios mais devastadores às portas da cidade: arderam 1200 hectares de floresta, deixando uma mancha castanha numa das paisagens predilectas dos bracarenses. Um mês em que Braga foi eleita Cidade Criativa da UNESCO na área das Media Arts.

O ano de 2017 começou com a eleição de Braga Cidade Europeia do Desporto, um evento que arranca a 19 de Janeiro do próximo ano e que marcará, certamente, a agenda de Braga no novo ano que se avizinha.

Áudio:

Alguns dos momentos que marcaram o ano de 2017 em Braga, seleccionados pela jornalista Elsa Moura

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv