Braga: “O Bonito e o Feio” do Centro Histórico em fotografia

“Centro Histórico: O Bonito e o Feio” foi este o tema definido pela Câmara de Braga para o XIV Concurso Municipal de fotografia. Até 14 de Março, as fotografias dos participantes estarão em exposição na Fonte do Ídolo. O júri, composto pelos fotógrafos Hugo Delgado e Ângela Ferreira, atribuíram o primeiro prémio a Hugo Pinheiro de Oliveira, que tem cinco fotografias em exposição.
As menções honrosas foram atribuídas a Gabriela Filipa Lopes Ribeiro e Marcelo Gonçalves Marques, que contam com três fotografias em exposição. Os restantes participantes
A inauguração aconteceu esta terça-feira. Miguel Bandeira, vereador com o pelouro do Património, admitiu que o tema escolhido para esta edição é subjectivo e “convida a uma aprecição emocional daquilo que vemos”. “O que é bonito para uns, pode ser feio para outros. O que é fotografado sendo feio pode dar origem a uma fotografia mais bonita do que outra que capta um motivo bonito mas sai feia. É um aspecto muito discutível”, explicou. Ainda assim, não foi esse o critério para a escolha dos vencedores, mas sim a qualidade fotográfica, garantiu.
Um concurso que quer aproximar os cidadãos do património da cidade e que conta também com uma componente didática, já que, desde a primeira edição, o concurso tem por base a utilização de máquinas analógicas descartáveis. “Para os participantes e para os que se interessam pela expressão técnica e artística, a complexidade da fotografia, onde não há oportunidade de trabalhar a imagem, tem também tem uma componente didática e pedagógica”, explicou.
Áudio:
Miguel Bandeira, vereador do Património, fala sobre o tema definido nesta edição
