Braga para Todos alerta para surto letal no canil municipal

No Canil Municipal de Braga (CROA) foi identificado um surto de esgana, proveniente de um dos cães que deu entrada há pouco tempo no canil. O movimento Braga para Todos lamenta a situação e lança um desafio ao presidente da autarquia, Ricardo Rio para que este vá “além do que a lei obriga”, ou seja, exigir que todos os cães que entram no CROA sejam vacinados contra doenças infectocontagiosas de modo a proteger os animais de problemas letais.

O apelo endereçado ao presidente da Câmara Municipal tem como objectivo ir além das políticas já em vigor, e tentar “tornar Braga numa cidade inovadora no que toca à prevenção de doenças letais em animais, em centros de recolha”. Este movimento reforça que a vacinação e outras ajudas ao nível de tratamentos provenientes dos adotantes podem impedir estes surtos, que, “normalmente, matam muitos animais”.

“Estes animais, por lei, não são vacinados contra as infectocontagiosas. Quando saem do centro de recolha têm de sair com a vacina contra a raiva e com o microship. Temos agora a informação que os animais que sobreviveram ao surto vão ser vacinados contra esta patologia. Para evitar estas situações entendemos que é necessário um investimento maior, pois é uma mais-valia tanto para os animais como para quem os adopta”, refere Elda Fernandes, porta-voz do Braga Para Todos.

Em comunicado, a AGERE explica que o canil municipal está fechado e que todos os animais foram alvo de análises. Neste momento decorre um processo de desinfestação que pode durar vários dias.


por Gonçalo Sales

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv