Braga Para Todos “vai levar realidade animal” da cidade à AR

Dez minutos de audição pública na Assembleia da República serão suficientes para o Movimento Cívico Braga Para Todos relatar “as promessas incumpridas da câmara municipal”? Elda Costa acha que sim. Na pasta vai uma “apresentação simples”, uma “petição que tem 5500 assinaturas” e a promessa de dar a conhecer que “a lei não está a ser cumprida em Braga”. Nesta petição “está um conjunto de situações estipuladas na lei, nada de extraordinário, que não foram cumpridas” pelo executivo, garante, Elda Costa. “Levamos com respostas positivas, inclusive disseram-nos que algumas ficariam resolvidas até Novembro, mas estamos quase em Fevereiro e nada foi feito”, refere.
Em causa está a inclusão de políticas para animais de rua, onde o Braga Para Todos sugere a “implementação de políticas reais e funcionais”, tais como: Campanhas de Captura – Esterilização – Devolução (CED) para os animais de rua; acções de sensibilização junto às escolas; o reconhecimento da figura do animal comunitário; criação de mecanismos para intervenção em casos de emergência que envolvam animais ; construção de pequenos abrigos onde existam colónias de gatos abrangidas pelo programa CED, em que os animais sejam alimentados de forma organizada e higiénica pela comunidade.
“Todas as situações que pedimos estão legisladas. Pedimos coisas muito simples”. Para Elda Costa, “ainda se vêem muitos animais abandonados pela cidade”, e que prova disso “é o caso de uma matilha que está sinalizada pela Agere há algum tempo”. O Braga Para Todos não encontra justificação para o incumprimento dos timings por parte do executivo de Ricardo Rio, uma vez que foram ditos “vários sins” e, até agora, “nada”. Falta de dinheiro? “Não é de certeza, tendo em conta a quantidade de eventos que o município organiza“; Questões legais internas? “Não acreditamos que seja isso”; A única razão encontrada por Elda prende-se com “uma agenda política preenchida” ou então “apenas falta de boa vontade”. Para dia 7 de Fevereiro, na AR, o Braga Para Todos falará das “políticas públicas em Braga que continuam a ser promessa”.
Áudio:
Elda Costa fala sobre as “promessas incumpridas” do Braga Para Todos
