Braga Parque acolhe 16ª campanha de recolha de sangue

O Braga Parque vai acolher a 16ª edição da Campanha de Recolha de Sangue “Dê sangue. A+ dentro de si”. Dos dias 30 de Junho a 14 de Julho, das 14h00 às 20h00 todos aqueles que puderem e quiserem podem aproveitar para fazerem uma dádiva de sangue junto do Instituto Português do Sangue e Transplantação neste shopping. A iniciativa é promovida pela Mundicentes, em vários shoppings do Norte a Sul de Portugal.
Patrícia Almeida Sousa, directora da Mundicenter, explica que a campanha “decorre precisamente nesta altura porque, de facto, esta é um altura em que por via de férias e maiores deslocações as necessidades de sangue nos hospitais portugueses são crescentes e o objectivo é colmatar essa necessidade”.
A escolha do local para as recolhas de sangue – Braga Parque; Arena Shopping; Amoreiras Shopping Center; Oeiras Parque; Spacio Shopping – é também uma mais-valia para esta campanha. Segundo afirma Patrícia Almeida Sousa, este local “que as pessoas bem conhecem, porque ou é perto de casa ou do local de trabalho, é familiar”. Ou seja, “as pessoas ao irem às compras ou ao cinema e terem conhecimento desta campanha estão mais à vontade para a dádiva”.
Ao longo de 15 anos de inúmeras edições, a Campanha de Recolha de Sangue nos shoppings da Mundicenter já garantiu o registo de cerca de 30 mil dadores de sangue, reunindo mais de 20.200 unidades de sangue que ajudaram 60 mil pessoas. No ano passado participaram cerca de 2.300 doadores, foram colhidas mais de 1.600 unidades de sangue – o equivalente a 766 litros de sangue – e registaram-se também 35 dadores de medula óssea.
Quem pode fazer uma dádiva de sangue
Para fazer uma dádiva de sangue é preciso ser-se maior de idade, ter hábitos de vida saudáveis e um peso igual ou superior a 50 quilos. É ainda aconselhado beber bastantes líquidos antes da dádiva. Qualquer pessoa que queira fazer uma dádiva passará pela triagem clínica, antes da colheita. Ou seja, se por algum motivo não puder fazer-se a recolha de sangue, a saúde do dador não vai ser colocada em risco.
Como funciona
Na dádiva são apenas colhidos cerca de 450ml (o equivalente a +/- 10% de sangue total do nosso corpo, que ronda os 5 litros), cujas proteínas e células sanguíneas são rapidamente repostas pelo organismo. Depois deste processo, deve reforçar-se a ingestão de líquidos e fazer uma refeição ligeira, que é oferecida ao dador.
Cada dádiva de sangue pode ajudar até três pessoas.
