Braga prepara lançamento de ‘granadas de sementes’

Dezasseis escolas, IPSS’s e associações de Braga vão participar ao longo dos próximos dias num desafio lançado pelo município que visa acelerar a reflorestação da área ardida no concelho a 15 de Outubro.
Através da oficina ‘granadas de sementes”, os participantes vão moldar pequenas bolas resultantes de uma mistura de sementes com argila, terra, água e nutrientes suficientes para as árvores começarem a crescer. No caso bolota de carvalho, sobreiro ou azinheira.
Nesta acção estão envolvidas mais de mil pessoas. O objectivo é concretizar o lançamento de milhares de ´granadas´ nos terrenos afectados pelos incêndios. No final do mês, 25 de Novembro, será feita uma actividade em que também a população em geral será desafiada a associar-se ao lançamento destas ´granadas de semente´.
Altino Bessa, vereador do Ambiente refere que é uma forma de “acelerar um processo da própria natureza”. Recordando que as sementes voam e se deslocam com o tempo, nomeadamente através dos pássaros e considerando que este é “um processo natural”, o vereador do Ambiente explicou à RUM que será apenas feito “o lançamento de sementes, contribuindo para o aumento de reflorestação espontânea”, isto porque na realidade “não será feita qualquer plantação”.
“Vamos fazer o maior número possível de bolas de argila, e como os terrenos que arderam são todos privados, estamos a incentivar as próprias escolas que façam estas bolas de argila”, acrescentou.
As actividades inserem-se nos ´Global Action Days´, uma iniciativa internacional que se realiza de 6 a 12 deste mês com o objectivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas Eco-Escolas em prol do ambiente.
O projecto arrancou esta terça-feira na Escola EB 2, 3 de Gualtar.
