Braga produz “300 mil KG de resíduos indiferenciados por dia”

Em Braga produzem-se, diariamente, 300 mil quilos de resíduos indiferenciados e 30 toneladas de resíduos para reciclagem. Os números têm crescido e para os combater, a Braval associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Entre as acções, este sábado, a empresa promove este sábado, pelas 10h30, mais uma Dia Aberto, realizando uma visita guiada aos cidadãos que queiram ficar a conhecer o destino dos seus resíduos. Mais de 40 pessoas aceitaram o desafio, tendo esgotado as vagas disponíveis.
A Braval irá oferecer um Kit ecoponto em troca da entrega de resíduos recicláveis: embalagens, papel, vidro, pilhas, óleos alimentares usados ou equipamentos elétricos e eletrónicos.
A Braval é, pelo 5.º ano consecutivo, coordenadora deste evento de nível europeu, na nossa área de abrangência, que tem por objetivo que, durante uma semana, a população europeia seja sensibilizada para a problemática da prevenção de resíduos, através da redição, reutilização e reciclagem.
Este ano, na área da Braval estão a ser realizadas 76 ações, promovidas por 27 entidades, sendo a terceira área com mais ações registadas em Portugal, um número bastante significativo dada a pequena dimensão da área abrangida pela Braval.
Entre as ações realizam-se Trocas de Livros Usados, recolhas solidárias de bens usados, Mercado da Troca, Limpeza de Rio, ações de sensibilização, visitas ao Ecoparque Braval, workshops de reutilização de resíduos, exposições, entre muitas outras.
Entre os participantes, para além da Braval, Município de Braga, Quinta Pedagógica de Braga, DST, Casais, Costeira, Espaço Soul, SASUM (Serviços Académicos da Universidade do Minho), ASPEA Braga (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), Município da Póvoa de Lanhoso, Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, Município de Vila Verde, e vários estabelecimentos escolares, em Braga: E.B. 2,3 de Celeirós, de Palmeira, de Tadim, Frei Caetano Brandão, Mosteiro e Cávado, Real, EB1 da Cruz – Celeirós, Colégio D. Diogo de Sousa, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, na Póvoa de Lanhoso: Centro Escolar António Lopes, E.B. 2,3 Gonçalo Sampaio, EB Ave – Taíde, EB/S de Vieira do Minho, EB Monsenhor Elísio Araújo e EB23 Moure e Ribeira do Neiva – Vila Verde e EB23 Amares.
O tema de 2019 é “Mude os seus hábitos. Reduza os seus Resíduos” visando a sensibilização para a alteração de pequenos hábitos no dia-a-dia que podem fazer toda a diferença para a redução de resíduos, mas são válidas todas as ações de sensibilização para reutilização, reciclagem dos resíduos, bem como ações de limpeza.
