Braga quer mais uma equipa de sapadores florestais

Devido à predominância de espaços verdes no concelho de Braga, o vereador do ambiente da Câmara de Braga, Altino Bessa, afirma que faz falta mais uma equipa de sapadores florestais na região, para dar resposta a possíveis “lacunas”. Recorde-se que desde o final do ano a equipa já limpou três dezenas de hectares na região.

Segundo o vereador bracarense, caso o Governo abra uma nova candidatura para atribuir mais equipas de sapadores florestais, “a Câmara está disponível para aderir”. “Entendemos que na área geográfica na qual actuamos os riscos são mais acentuados, com mais uma equipa tínhamos garantido um melhor serviço no que diz respeito à gestão de combustível”, esclareceu.

Seria uma forma de proteger “áreas importantes que queremos preservar, mas que é difícil com os meios que temos neste momento, como é o caso do Monte do Picoto, que tem 24 hectares. Se tivéssemos essa equipa poderíamos intervir nessas zonas mais sensíveis que estão fora do Plano Municipal de Defesa contra Incêndios”, explicou Altino Bessa.

O vereador frisou ainda que o município de Braga utiliza todo o tempo que a equipa tem, o que determina o pagamento de 50 mil euros pelos serviços, ainda assim, a existência de outra unidade “não iria significar um custo extra”.

Áudio:

Declarações do vereador do ambiente, Altino Bessa, sobre a necessidade do concelho contar com mais uma equipa de sapadores florestais.

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv