Braga Romana: cinco dias de uma recriação “única e rigorosa”

Está dado o arranque na 15ª edição da Braga Romana. A partir de hoje e até Domingo, Braga volta a vestir-se a rigor para recriar o quotidiano de Bracara Augusta. Esta quarta-feira, o cortejo ‘Ludi Litterarii’ juntou cerca de quatro mil crianças e jovens das escolas do concelho, que percorreram as ruas da cidade.
Um início que promete uma edição da Braga Romana “única e de qualidade” disse a vereadora da cultura, Lídia Dias. “Estamos a ter um início muito auspicioso, com milhares de crianças a percorrem o nosso centro histórico. Foi uma boa entrada para dar início às festividades. Queremos que o tempo ajude, de forma a que os mais de 200 espetáculos aconteçam. Quase uma centena de grupos, desde escolas a grupos culturais e associações, trabalharam durante 360 dias com o objecitvo de tornar esta Braga Romana única e de qualidade”, afirmou.
O espaço está organizado no centro histórico, sempre com a preocupação de criar proximidade com os espaços arqueológicos da cidade, disse a vereadora. “Existe o Mercado Romano, onde estão cerca de 100 mercadores em diferentes ruas e praças. Há três praças de alimentação com petiscos da época, existem vários palcos espalhados com diferentes espectáculos programados. A praça municipal acolhe dos momentos marcantes da Braga Romana, como o casamento ou o espectáculo de circo”, resumiu.
Sem desvendar números, a vereadora da cultura garante que, caso o bom tempo permita, a Braga Romana é dos eventos que mais atrai visitantes. “Temos sempre a expectativa que este é um dos maiores eventos da cidade. Estando bom tempo, as ruas estão cheias com muita gente a visitar quer os espaços, quer a interagir com os mercadores, quer com muita gente a assistir os espetáculos”, disse.
Uma Braga Romana que se quer rigorosa e atractiva, conjungando “uma recriação histórica de há dois mil anos num espaço perfeitamente moderno”. “Entre o que é a modernidade e aquilo que somos obrigados a cumprir, procuramos ter um evento confortável e atractivo para todos, mostrando o nosso património”, disse.
Áudio:
Lídia Dias, vereadora da cultura, deixa as expectativas para esta edição.
