Braga será anfitriã da final four da Taça da Liga de futebol

A notícia foi confirmada esta sexta-feira à tarde após o sorteio da competição que teve lugar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. O estádio municipal de Braga vai receber os jogos das meias-finais e da final que irão decorrer entre 20 e 27 de Janeiro.
Depois da edição da última época ter decorrido no Estádio do Algarve, com a prova a ser ganha pelo Moreirense que bateu na final o Sporting de Braga por 1-0, esta fase final da competição vai decorrer, em 2018, em Braga.
O evento será um dos que vai marcar o início de um ano que será pautado pelas competições enquadradas na Cidade Europeia do Desporto, título que a cidade de Braga ostenta até Dezembro. Esta assume-se, por isso, como uma notícia que deixa o município de Braga “muito satisfeito”, revelou Ricardo Rio que classificou o momento como “muito importante para a cidade”. “A vinda da prova para Braga é um bónus para a programação da Cidade Europeia da Desporto e vem preencher uma componente importante de programação logo no arranque de 2018”.
Ricardo Rio explica que esta atribuição “vai ao encontro da estratégia de captar para Braga grandes eventos desportivos das diversas modalidades”. “Sabemos que final four da Taça da Liga é um evento que acaba por movimentar muitas pessoas e é uma competição prestigiante para a cidade”, sublinhou o edil bracarense.
Ricardo Rio confirmou que a vontade foi expressa pelo município à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e que o executivo verificou os requisitos do caderno de encargos, uma vez que a organização da competição não se cinge apenas à cedência do estádio. “Trata-se da criação de todo um conjunto de infra-estruturas de apoio e de lazer para as pessoas que chegarão a Braga para assistir aos jogos. Vamos criar uma fan zone e um conjunto de momentos de actividade cultural que envolveu a Câmara, Sporting Clube de Braga e outros parceiros”, avançou o autarca.
Do ponto de vista desportivo, Ricardo Rio acredita que a realização da final four no Estádio Municipal de Braga “vai dar a possibilidade ao Sporting Clube de Braga de poder recuperar em casa aquilo que perdeu, ingloriamente, no início do ano, no Algarve”.
Recorde-se que a prova nacional foi criada na época 2007/2008. O Sporting Clube de Braga já venceu a competição em 2013 quando bateu o Futebol Clube do Porto na final, mas é o Benfica – venceu sete das dez edições – que se destaca no palmarés desta jovem competição nacional que no ano passado foi conquistada pelo Moreirense.
