Braga tem “um grande potencial” para ser mais sustentável

Braga tem um “grande potencial” para se tornar uma cidade cada vez mais sustentável. A ideia foi expressa esta sexta-feira na abertura de portas do festival GreenFest, pelo autarca bracarense, Ricardo Rio, e o responsável pelo festival, Pedro Norton de Matos. A primeira edição do evento em Braga arrancou esta manhã e termina no Domingo, no Fórum Braga.
“É uma cidade que tem um potencial muito grande e um compromisso relativamente alargado de todos bracarenses e das principiais instituições do território na promoção da sustentabilidade. Tem recursos que importa valorizar e há projectos que estão a dar os seus passos no caminho da sustentabilidade”, disse o autarca.
O presidente da autarquia bracarense deu alguns exemplos que evidenciam o esforço de Braga em se tornar cada vez mais sustentável, nomeadamente o projecto “A minha Escola é Eficiente”, onde se desafia “a comunidade educativa a dar o seu exemplo e a partir daí contaminarem as suas famílias e a sua comunidade”, exemplificou.
Já Pedro Norton de Matos, criado do festival, destacou o potencial da Universidade do Minho no desenvolvimento de uma cidade cada vez mais sustentável. “Em Braga vejo boas práticas e vejo um excelente potencial. A Universidade do Minho tem o melhor índice em relação a sustentabilidade. Vamos convidar a Universidade a juntar-se a um projecto que inclui a Universidade de Lisboa, a Universidade de Aveiro e Universidade de Gotemburgo, na Suécia”, revelou.
Greenfest com 2ª edição garantida em Braga em 2019
O Greenfest tem também já edição confirmada no próximo ano, numa edição que terá 4 dias, revelou Pedro Norton de Matos. “Vai acontecer por esta altura, de quinta a domingo. O fim-de-semana será mais para a famílias, que terão actividades e conteúdos para os diferentes níveis etários. Os dias de semana serão reservados a escolas e empresas”, referiu.
Áudio:
As declarações de Ricardo Rio e Pedro Norton de Matos.
