BTT de Tadim beneficia Bombeiros e é gratuito para mulheres

No dia 6 de Maio, Braga volta a ser palco do BTT de Tadim. Com um cariz solidário, a favor dos Bombeiros Voluntários de Braga, o evento com dois percursos de bicicleta, de 25 e 40kms, com componente competitiva. Haverá também um percurso feito a pé, com o custo simbólico de 1 euro, de 8 kms, com dificuldade baixa. Além disso, pela primeira vez, o evento é de participação gratuita para as mulheres.
O evento foi apresentado esta terça-feira no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga onde Jorge Rodrigues, da organização, explicou que o evento assenta em quatro pilares: “o gosto pela modalidade de BTT, o gosto pelo património natural, o respeito em matéria ambiental e o gosto pelo convívo e boa disposição durante e após a prova”, explicou.
Quanto à inscrição gratuita para elementos do sexo feminino, esta “já tinha sido discutida em anos anteriores”, mas, este ano, tomaram a iniciativa “para poder cativar o sexo feminino para uma modalidade que é, em grande parte, praticada por homens”, explicou.
Sameiro Araújo, vereadora do desporto, referiu que o facto de a participação ser gratuita para mulheres merece o seu “aval e gratidão”. “Efectivamente, temos um défice muito grande na prática desportiva no feminino. Durante muitos anos, as mulheres foram discriminadas pela negativa e não pela positiva, como é aqui o caso. Quando efectivamente conseguirmos igualdade, toda a gente deve pagar por igual. Estamos a fazer um caminho e felicito a organização por tomar esta atitude”, elogiou.
Por cada participação, será recolhido um donativo do valor de 1 euro, que irá reverter para aquisição de equipamento proteção individual a entregar aos Bombeiros Voluntários de Braga. António Ferreira, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga, explicou que o objectivo é que os 80 bombeiros tenham o equipamento necessário, no início da principal época de incêndios. “Este ano já houve várias iniciativas nesse sentido, como o Trail Solidário.“, referiu. Recorde-se que o equipamento completo custa cerca de 500 euros.
A vereadora do desporto, Sameiro Araújo, elogiou também a componente não competitiva do evento, que incentiva à prática desportiva. “Eventos que saiam do centro cidade e são disponibilizados à população, junto das freguesias, são sempre importantes. É importante pôr a população de Tadim e arredores a crescer, chamando outras pessoas que, por norma, são inactivas em termos de actividade física”, explicou.
A participação nos dois percursos de bicicleta, de 25 e 40 kms custa entre os 7 e os 10 euros, sendo que o último inclui almoço. Há ainda a possibilidade de participar no percurso pedonal de 8kms por 1 euro.
Áudio:
Jorge Rodrigues, da organização, fala sobre as principais novidades deste ano.
