Câmara de Famalicão leva teatro gratuito a 11 freguesias

Com o intuito de descentralizar a cultura e promover o teatro amador, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão volta a promover a iniciativa “Há Teatro n’Aldeia”.
Para o vereador da Cultura, Leonel Rocha, “há essencialmente dois objectivos: o primeiro é proporcionar momentos de teatro nas diversas freguesias, principalmente naquelas que não têm grupos de teatro, e, por outro lado, fazer com que os grupos de teatro possam ter momentos de apresentação das suas peças e não fiquem apenas pela estreia na suas freguesias”.
“Com o Teatro n’Aldeia fazemos com que os artistas amadores consigam mostrar o seu talento junto de outras comunidades que não as suas”, afirmou o vereador.
A iniciativa é promovida desde 2015 “e, a avaliar pelas casas cheias, a receptividade é realmente muito boa”.
“Os famalicenses quando têm oportunidades na sua comunidade aderem muito bem, por isso é que todos os anos queremos promover este tipo de actividade”, explicou Leonel Rocha.
Além do teatro, a música e a dança também vão chegar às freguesias famalicenses com a programação cultural descentralizada, a partir de Janeiro, “ora promovidas por grupos locais, ora trazidas através de aquisição de espetáculos de fora do concelho”.
Até 15 de Dezembro há teatro em vários pontos do concelho
O Grutaca – Grupo de Teatro Amador Camiliano participa na iniciativa com a apresentação de dois espectáculos: “Os Brilhantes do Brasileiro”, de Camilo Castelo Branco, a 15 de Dezembro, pelas 21h30, no auditório da Banda de Música de Arnoso Santa Maria; e a peça “Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles”, no Salão Paroquial de Mogege, no dia 11 de Novembro (16h00), e no Auditório António Gomes, em Avidos, no dia 2 de Dezembro (16h00).
O Núcleo de Teatro da ACV- Associação Cultural de Vermoim vai levar a representação da obra “Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett, ao Salão Paroquial de Riba d’Ave, no dia 10 de Novembro (21h30), à Casa do Povo de Ruivães, no dia 1 de Dezembro (21h30) e à Casa de Esmeriz, a 8 de Dezembro, às 21h30.
“Um médico à rasca” é o nome da peça que o GRECULEME – Grupo Recreativo e Cultural de Lemenhe vai apresentar em Fradelos, na Junta de Freguesia, no dia 3 de Novembro (21h30); no Salão Paroquial de Gavião, a 24 de Novembro, às 21h30, e no Grupo Recreativo e Cultural de Vale São Martinho, no dia 9 de Dezembro, às 16h00.
Até dia 15 de Dezembro, o município de Vila Nova de Famalicão vai levar o teatro a vários palcos do concelho. Todos os espectáculos têm entrada gratuita.
*Por Liliana Oliveira
Áudio:
Leonel Rocha, vereador da Cultura da Câmara Municipal de V. N. Famalicão, dá a conhecer os objectivos da iniciativa “Há Teatro n’Aldeia”.
