Câmara de Guimarães quer 24 de Junho como feriado nacional

A Câmara Municipal de Guimarães quer que o dia 24 de Junho seja feriado nacional. A ambição foi revelada esta quinta-feira, à margem da reunião municipal, pelo autarca Domingos Bragança. No dia em que se inicia mais uma edição da Feira Afonsina, o presidente do município vimaranense revelou que, no Domingo, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, marcará presença na sessão solene evocativa de mais um aniversário da Batalha de S. Mamede.
Actualmente, o dia 24 de Junho é celebrado com feriado municipal na cidade berço e Domingos Bragança quer que a celebração seja alargada a todo o país. “Nos próximos anos, ainda neste mandato, farei uma diligência pessoal, não só formal, para conseguir a presença do Presidente da República para presidir estas comemorações tão importantes”, começou por revelar.
O autarca admitiu, no entanto, que é necessário encetar um trabalho “muito bem estruturado”, para que o dia venha a ser reconhecido como feriado nacional. “Não há dúvidas que o legado da fundação de Portugal remete para 24 de Junho. Aqui existe o Castelo, aqui nasceu o primeiro Rei de Portugal, foi aqui que a Batalha de S. Mamede se travou e, entre as forças fundadoras do país, foi a que ganhou. Afonso Henriques foi consagrado Rei de Portugal passados alguns anos”, recordou.
O autarca garantiu que serão agregados estudos históricos no sentido de provar a importância da Batalha de São Mamede para a fundação da nacionalidade portuguesa. “Temos que reunir um conjunto de sábios nesta área, de todas as universidades necessárias. Há muitos estudos sobre este assunto. É necessário reunir toda a documentação e, se necessário, pode-se estudar ainda mais o assunto para mostrar, de uma forma definitiva, que não foi só «a primeira tarde portuguesa», mas sim a fundação de Portugal, a 24 de Junho, de 1124,em Guimarães”, frisou.
“Faz todo o sentido que um país comemore o dia da sua fundação. Faz todo o sentido que os portugueses tenham o 24 de Junho como o dia da sua fundação”, concluiu.
Áudio:
A ambição do autarca Domingos Bragança.
