Campanha da UMinho doa mais de 5 mil brinquedos

A Campanha “Oferece e faz uma criança feliz” da Universidade do Minho permitiu a recolha de mais de 5 mil brinquedos batendo assim o recorde estabelecido nos anos anteriores. Esta 11ª edição decorreu entre os dias 5 de Novembro e 10 de Dezembro e foi expandida por grande parte da região minhota, deixando de estar afecta apenas aos campi de Gualtar e de Azurém.

Esta sexta-feira de manhã decorreu a entrega destes brinquedos às instituições de solidariedade social que têm referenciadas as crianças com carências económicas nas respectivas áreas onde estão inseridas.

Este esforço de uma maior divulgação foi compensatório, permitindo angariar um número de brinquedos muito superior às edições anteriores. Carlos Videira, do Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), reconheceu que o facto de “alargar a campanha” a outros pontos da comunidade académica e também a outras partes da comunidade local traduziu-se na triplicação do número de brinquedos recolhidos relativamente ao ano anterior. Um ano importante que permitiu “duplicar” o recorde obtido em 2016. 

“Este é um papel de responsabilidade de social que os Serviços de Acção Social assumem e também toda a comunidade académica com a recolha de brinquedos. Esta campanha vem no sentido de promover os valores do Natal, como a solidariedade e a entre ajuda, reunindo também uma série de associações que fazem um trabalho muito profícuo junto de crianças com diversas dificuldades”, acrescentou.

50 brinquedos adaptados por estudantes de robótica da UMinho

Cerca de 50 brinquedos doados foram alterados para uma melhor utilização por parte de crianças com necessidades educativas especiais. Fernando Ribeiro, Professor de Electrónica Industrial da UMinho, explicou que a função destas alterações é “permitir uma melhor forma” de accionar os brinquedos. “Por vezes, crianças com necessidades especiais não conseguem accionar os brinquedos, porque os interruptores estão escondidos ou são de difícil acesso. Nós abrimos o brinquedo, retirámos a electrónica e introduzimos o interruptor para simplificar a activação do brinquedo”, explicou o docente.  

Entrega de brinquedo adaptado

Instituições apoiadas em 2018


Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social (Guimarães), a Associação Teatro e Construção de Famalicão, a Cáritas de Braga, a SYAJ – Associação Juvenil Synergia, a Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens da Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Barcelos e Amares.


Os SASUM tiveram a cooperação do Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho e da SalusLive.

Áudio:

Carlos Videira, dos Serviços de Acção Social da UMinho e o Professor Fernando Ribeiro, do Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial explicam trabalho realizado

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv