Candidatos à Direcção da AAUM já votaram

Os candidatos à direcção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) votaram pouco depois das 14h30. Ambos escolheram a Mesa instalada no CPII do campus de Gualtar para exercer o seu direito de voto.
Até às 14h30 tinham votado cerca de 1400 estudantes nas diferentes mesas de voto, o que significa que em pouco mais de duas horas duplicou o número de alunos que se deslocaram às urnas. Ainda assim, é previsível uma taxa de abstenção a rondar os 90%.
Em declarações à RUM depois de votar, Nuno Reis, presidente da AAUM não escondeu que um dos objectivos da lista A passou pela redução da taxa de abstenção, esperando “diminuir um pouco” os números habituais. Sobre o número de eleitores que se deslocaram às urnas entre as 9h00 e as 14h30, Nuno Reis notou que “estão dentro do expectável”.
Rui Silva, candidato da Lista B disse estar tranquilo, mas com alguma expectativa, precisamente quanto aos números da abstenção. “É perigoso. Demonstra que esta geração está um pouco desligada do associativismo e da política”, lamentou o estudante de Ciência Política. O aluno não acredita que a taxa de abstenção seja diferente dos últimos anos. “Temos tido taxas de abstenção à volta dos 90% e se descer para os 80% ou 85% ainda assim é mau”, avisou.
Os estudantes têm três boletins. Um deles para a Direcção da AAUM, com as listas A e B. Outro boletim para o Conselho Fiscal e Jurisdicional, com as listas D e E. Há ainda um terceiro boletim, para a Mesa de RGA, com a lista C.
As mesas de voto encerram às 20h00. Os números deverão ser revelados já de madrugada.
Com Liliana Oliveira
Áudio:
Nuno Reis (Lista A) e Rui Silva (Lista B)
