Canil/Gatil de Guimarães está “em muito bom estado”

O canil/gatil de Guimarães está em “muito bom estado”. É este o resultado de uma vistoria da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária ao local. A visita surge na sequência de uma denúncia de uma utente, que dava conta do mau trato dos animais dentro das instalações, a presença de animais doentes e a falta de “abertura” para o exterior. Sem aviso prévio, a vistoria foi realizada pela direcção de Serviços veterinários da Região Norte, pela GNR – SEPNA e pela médica veterinária municipal de Guimarães.
Domingos Bragança, autarca de Guimarães, garantiu, ainda assim, que a obra de ampliação é para avançar, bem como a abertura do espaço ao voluntariado. “Não altera nada”, garantiu. O autarca espera ter o regulamento pronto já na próxima reunião do executivo, que está a ser avaliado pelos serviços municipais.
No auto da vistoria, a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária dá conta que o canil/gatil de Guimarães está lotado. Domingos Bragança lembra que o local acolhe animais de várias cidades. “Recebemos animais de todo o território e concelhos vizinhos e faz sentido contraturalizar isso.Se é para ter uma abrangência maior do que a do território de Guimarães, os municípios também têm que contribuir”, referiu.
Os municípios da Comunidade Intermunicipal do Ave irão firmar um acordo com a autarquia de Guimarães para que possam contribuir para a melhor das condições do canil.
Uma vistoria ao canil/gatil de Guimarães da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, a 23 de Fevereiro, veio contradizer as denúncias dos cidadãos vimaranenses. O local está lotado, acolhendo 95 animais provenientes de vários concelhos.
