CDS de Braga acusa a Ministra da Saúde de “faltar à verdade”

O presidente da Comissão Política do CDS de Braga, Altino Bessa, acusa a Ministra da Saúde de “faltar à verdade”. De acordo com o presidente, Marta Temido anunciou na Comissão Parlamentar de Saúde a abertura de um concurso para a “contratação de 586 médicos dos quais 460 hospitalares”. No entanto, “o concurso só contou com 268 lugares”.
“A Ministra faltou à verdade para com os portugueses ou porque estas necessidades não existem, o que nos parece pouco provável, ou porque não manda e não teve a aprovação do Ministro das Finanças”, declara Altino Bessa. A voz do CDS teme que, mais uma vez, seja o Serviço Nacional de Saúde a sair penalizado e sublinha que “os portugueses merecem uma explicação”.
Altino Bessa teme um “futuro vazio para o Hospital de Braga”
O presidente da Comissão Política Concelhia do CDS de Braga defende, com carácter de urgência, a necessidade de assumir se o Hospital de Braga fica na esfera público-privada ou passa a ser gerido apenas pelo Estado. Caso contrário, Altino Bessa, “teme um futuro vazio”.
Na óptica do centrista é preciso assumir se a gestão passa a ser totalmente pública, e desta forma “será um processo feito em seis meses”, ou se espera pela conclusão de um novo concurso, com duração de três anos, uma vez que é lançado em 2018 só estará terminado em 2021, e, deste modo, o grupo Mello Saúde continuará a manter a gestão durante esses três anos até o concurso internacional estar concluído.
Altino Bessa anuncia também que, segundo o Tribunal de Contas, “Braga tem o custo por doente padrão mais baixo do país”, para além de considerar que na generalidade a população do distrito de Braga está satisfeita com os cuidados prestados, logo “não parece uma acção minimamente acertada estar a criar instabilidade dentro do hospital”.
Em suma, o presidente defende que o Estado deveria contratar mais serviços para o Hospital de Braga. “O CDS defende que no próximo concurso público a especialidade de cardiologia torácica seja contemplada no Hospital de Braga. Toda esta região remete para o Porto e nós temos capacidade para acolher esta especialidade”, para além do Hospital de Braga contar com “mais de um milhão de utentes”.
Áudio:
Declarações do presidente da Comissão Política do CDS de Braga, Altino Bessa, aos microfones da RUM.
