CEB abre as portas às famílias bracarenses

O Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (CEB) vai abrir as portas de 12 laboratórios do centro para a iniciativa Open day CEB, este sábado, 24 de Novembro. Desde 2002 a operar na cidade dos arcebispos, o centro conta com mais de 400 investigadores, de 25 nacionalidades para além de estar interligado à criação de 15 empresas spin-off. Mesmo assim, muitos cidadãos continuam a desconhecer as tarefas realizadas pelo CEB.
Segundo a organizadora, Paula Pereira, o evento é o “culminar a Semana da Ciência e Tecnologia 2018”. Ao longo da manhã deste sábado “todos os interessados vão poder conhecer melhor o que o CEB faz no campo da biotecnologia e bioengenharia”, refere. Fazer um creme em meia hora, pintar o cabelo sem tinta ou aprender novos processos de aquecimento de alimentos são algumas das sugestões do Open day do CEB.
A responsável lembra que o CEB desenvolve-se em quatro frentes de investigação estas ligadas à “área do ambiente e indústria com o aproveitamento de resíduos. O que é lixo para uns transformamos em produtos com valor acrescido. Também produzimos bioenergia e trabalhamos a área da saúde e alimentação. São trabalhos que atravessam várias aplicações no nosso quotidiano”, diz.
Paula Pereira admite que “as pessoas não têm noção que estão rodeadas de serviços que têm a mão da engenharia biológia”, por isso a finalidade deste ‘Open Day’ é realmente enfatizar essa verdade.
O Open day do CEB decorre entre 10h00 e as 13h00 deste sábado, no campus de Gualtar da Universidade do Minho.
Áudio:
A organizadora, Paula Pereira, a enumerar algumas das actividades propostas pelo CEB.
