Centenas de novos alunos já se matricularam na UMinho

Centenas de novos alunos da UMinho já se matricularam esta manhã de segunda-feira. O processo decorre em simultâneo nos campi de Gualtar e de Azurém com perto de duas centenas de computadores disponíveis para agilizar os processos.
Recorde-se que entraram na academia minhota 2780 novos alunos nesta primeira fase de concurso ao Ensino Superior, o que significa que sobraram apenas 105 vagas para a 2ª fase.
Ora, pela UMinho este primeiro dia é também aproveitado pela Associação Académica da Universidade do Minho e pelos serviços de Acção Social para alertar para um dos principais problemas: a falta de alojamento acessível para os estudantes universitários.
No plano nacional, foram admitidos 43.992 novos estudantes no Ensino Superior Público. Nesta fase, ainda assim, inscreveram-se 49.362 alunos, o que significa que foram colocados, 89,1% dos candidatos numa das suas três primeiras opções.
Os dados revelados representam um aumento de 4,8% relativamente ao ano anterior. 54,7% dos estudantes colocados foram admitidos na 1.ª opção, representando um aumento de 5,7%, em relação a 2017.
Das 50.852 vagas colocadas a concurso, sobraram 7 290 vagas para a 2ª fase.
