Cerca de 50 jovens violinistas de vários países marcam presença em Guimarães

A música erudita volta a estar na agenda cultural de Guimarães. Pelo segundo ano consecutivo, realizam-se os Convívios Internacionais de Música, organizados pela Associação Convívio, com início marcado para sábado, prolongando-se durante uma semana, até 28 de Julho.

Uma das atracções é o concurso internacional de violinos, que conta com cerca de 50 músicos inscritos, divididos por quatro escalões etários, com limite máximo de 20 anos de idade. Segundo Eliseu Silva, director artístico do evento, “há uma melhoria em relação ao ano passado”. “Agora temos mais dias e as inscrições cresceram, não só em número de participantes, mas também em nacionalidades”, afirmou o maestro, na conferência de imprensa de apresentação do festival.

Além dos prémios entregues nas diferentes categorias, num valor total a rondar os 4 mil euros, um jovem músico vai ter a oportunidade de editar um CD, que será distribuído a nível mundial. O vencedor absoluto da competição de violinos, intitulado “Vencedor Convívio”, terá também a possibilidade de participar numa das próximas edições do Concurso internacional de Hong Kong.

Apesar de estas serem as distinções mais apetecíveis, nenhum participante vai ficar sem prémio. “O problema da maioria dos concursos é que há um vencedor e o resto são perdedores. Neste caso tentamos implementar um sistema diferente, em que cada júri vai escrever um parecer artístico para todos os alunos, sendo que todos os concorrentes vão ter prémios”, explica Eliseu Silva. O director artístico dos Convívios Internacionais da Música acrescenta que se trata de um modelo “motivador e impulsionador de pedagogia”. 


A realização de seis concertos em alguns pontos de Guimarães, como o Paço dos Duques, a Igreja da Misericórdia e a sede da Associação Convívio, e master classes dadas por mestres de dimensão mundial aos participantes também fazem parte da programação do certame. O alemão Leon Spierer, o norueguês Ole Bohn, o eslovaco Marian Pivka e Jacky Wong, de Hong Kong, são alguns dos músicos mais conceituados que vão marcar presença na cidade vimaranense.

Nova edição do evento gera grande expectativa no município 

Os Convívios Internacionais de Música vão levar um grande número de estrangeiros ao concelho vimaranense, incluindo jovens instrumentistas, mestres e apreciadores de música erudita. Para a vereadora da Cultura, a organização deste festival é mais uma prova que “Guimarães é uma cidade de cultura e educadora, que se centra nas pessoas”.

Adelina Paula Pinto destaca ainda “os espaços abertos e a gratuitidade dos concertos”. Além disso, a autarca não esconde que uma grande afluência de pessoas durante a semana do evento, tal como espera a organização, pode contribuir para o “desenvolvimento económico da cidade”. 


“Nós sabemos que este tipo de turista que vem participar nos eventos culturais é aquele que tem a maior probabilidade de voltar”, finaliza a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães. 


TBG

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv