Cerci Braga vai ter utentes em residências autónomas

A Cerci Braga está a preparar um projecto piloto de residências autónomas para jovens com deficiência. A novidade foi adiantada à RUM pela presidente da cooperativa, esta terça-feira à noite. O modelo deverá ser aplicado pela primeira vez em Braga ainda este ano.
Em entrevista ao programa da RUM Campus Verbal, Vera Vaz explicou que estão a ser pensados “modelos de residências autónomas que possam funcionar em contexto de apartamento”. É uma das próximas respostas a concretizar com jovens com mais autonomia. A Cerci Braga já apresentou algumas propostas e firmou algumas parcerias pelo que “ainda durante 2019 será concretizado um projecto piloto para avaliar o funcionamento do modelo”.
Na expectativa de alcançar bons resultados, a Cerci Braga pretende “alargar a resposta e pensá-la com um público com menos autonomia”. Ainda assim, o objectivo “não é fácil”, admite Vera Vaz uma vez que a resposta será ainda “mais cara” porque “são sempre necessários recursos humanos, e para um número reduzido de clientes”, justifica.
A ideia é que quatro a seis jovens adultos vivam no mesmo apartamento, mediados e apoiados por um técnico que ajudará no trabalho da autonomia das actividades domésticas como a autonomia da gestão do orçamento, cozinhar, colocar a roupa a lavar, estender e engomar.
O programa Campus Verbal desta semana pode agora ser ouvido em podcast em rum.pt
Áudio:
Vera Vaz, presidente da Cerci Braga
