CIAJG anuncia parceria com Artes Visuais da UM

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) anunciou uma parceria com a Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho. A cooperação entre as duas instituições visa promover o acesso privilegiado dos estudantes à Cultura.
Está prevista a realização de aulas da Licenciatura em Artes Visuais no CIAJG, além do contacto directo dos estudantes com artistas, curadores e exposições. Nas palavras do director artístico do CIAJG, Nuno Faria, esta ligação entre instituições é “produtiva e experimental”.
“Os alunos vão poder articular com a realidade, com aquilo que no geral vão poder fazer no meio artístico”, explicou.
Nuno Faria acrescenta que o CIAJG já cogitava uma parceria com uma instituição académica “há muito”, visto que se insere “na linguagem e nos conceitos” que o Centro está “a estudar”.
Natacha Moutinho, directora da Licenciatura em Artes Visuais, corrobora a opinião de Nuno Faria e deseja que a parceria com o CIAJG “possa contribuir, efectivamente, na formação dos alunos”.
“É uma parceria inovadora porque dá uma nova forma de pensar o ensino artístico”, acrescentou.
SEMINÁRIO MENSAL ARRANCA HOJE E ASSINALA EFEMÉRIDE
Para assinalar a colaboração entre o CIAJG e a Licenciatura em Artes Visuais, está hoje previsto o primeiro seminário mensal que propõe uma conversa pública entre figuras relacionadas com a Arte. A conversa de hoje tem como protagonistas o artista plástico Pedro A. H. Paixão e o filósofo Jorge Leandro Rosa. A tertúlia irá versar sobre a exposição antológica, agora patente no CIAJG, de Pedro A.H. Paixão.
Até ao final do ano, estão previstos mais seminários. Os alunos de Artes Visuais serão convidados a participar e estabelecer contacto directo com os intervenientes das tertúlias.
Áudio:
NUNO FARIA E NATACHA MOUTINHO SOBRE A PARCERIA ENTRE A LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS E O CIAJG
