Cidade Europeia do Desporto avaliada com nota positiva

Nota positiva para a candidatura de Braga a Cidade Europeia do Desporto em 2018. Foi este o balanço feito esta manhã pela comissão técnica de acompanhamento que esteve nos últimos quatro dias a visitar as instalações desportivas do município bracarense antes de rumar a Almada, a outra candidata ao título europeu.
O intento é que Braga se torne uma cidade que respire desporto durante todo o ano. Foi isso que destacou o presidente da Federação Europeia das Cidades e capitais Desportivas, Francesco Lupattelli que “a votação de Braga é positiva”, lembrando que é necessário, “para se obter um resultado honesto”, conhecer a outra cidade candidata. Lupatelli explicou que o título de Cidade Europeia do Desporto não pode ser sinónimo de grandes eventos desportivos, mas sim de uma cidade que viva o desporto todo o ano. “É um título de um grande trabalho de um ano de 365 de desporto popular, desporto para todos, desporto para a saúde e bem-estar. Este não pode ser um evento para um grande evento, porque para isso basta dinheiro”.
Já Ricardo Rio, o presidente da Câmara Municipal de Braga, mostrou-se confiante no que foi dado a conhecer aos responsáveis europeus nesta visita técnica. “Temos consciência dos méritos da nossa candidatura, do trabalho que a cidade tem feito em torno do desporto e da promoção do mesmo para todos. Sabemos que esta é uma forma de aumentar o bem-estar e qualidade de vida das populações de todos os estratos”. O edil explicou que Braga vai trabalhar em novos programas com vista ao desenvolvimento desportivo no concelho até porque “sendo o objectivo a prática desportiva pelo conjunto da população, o que se vai fazer é lançar novos programas para novas camadas da população que não têm hábitos desportivos. Assim daremos corpo a uma Cidade Europeia do Desporto todos os anos, todos os dias”, reconheceu Ricardo Rio.
A votação desta comissão técnica será feita logo depois da visita a Almada, mas para já, Braga já mostrou aos responsáveis europeus os atributos que dispõe para ser classificada como Cidade Europeia do Desporto.
A decisão será formalizada a 31 de Janeiro.
